Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Matriculas Abertas mobile
Anúncio - Mobile
Anúncio - bairro saudavel mobile
Anúncio - Banner Mobile
Anúncio - AGOSTO
FEIRINHA PLANALTO
Mais do que água para matar a sede!
Conheça os alimentos hidratantes, úteis nos dias de calor
Publicado em 07/01/2019 às 20:58 Ítalo
Mais do que água para matar a sede!

Já é certo que a água é fundamental para a manutenção do organismo e para driblar o calor. O que pouca gente sabe é que diversos alimentos podem colaborar com a hidratação, mantendo o corpo saudável durante o verão.

Frutas e outros vegetais em estado natural (crus) possuem sais que ajudam na fixação da água dentro das células de nosso corpo. Quando cozidos, diversas propriedades desses alimentos são conservadas, inclusive a água.

Embora a água pura em estado líquido seja insubstituível para a nutrição e metabolismo humano, diversos alimentos podem colaborar com a hidratação.

Alguns deles são:

Abacate cru - 83,8% de água, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina e vitamina C.

Açaí polpa congelada - 88,7% de água, lipídeos, carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fosforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina e piridoxina.

Arroz integral cozido - Esse alimento possui cerca de 70,1% de água, além de conter carboidratos, fibras (que ajudam a saciar a fome e colaboram no funcionamento do intestino), fósforo, potássio, manganês, cobre, zinco, tiamina e piridoxina.

Abóbora cozida - Possui em sua composição 86,4% de água. O legume na versão cozida é rico em potássio (que ajuda no batimento cardíaco e no bom funcionamento dos músculos), fósforo e fibras.

Abobrinha italiana - Tem 93,9% de água em sua composição, além de possuir fósforo e potássio.

Acerola crua - A fruta possui 90,5% de água, carotenoides (são os precursores da vitamina A que, entre outras funções, atuam diretamente na respiração celular e sintetiza pigmentos da retina), carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, niacina e vitamina C.

Agrião cru - Tem também grande quantidade de água, cerca de 93,9%. Contém cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos, potássio, vitamina C e fósforo.

Banana-prata - Além de deliciosa, possui 71,9% de água, carboidratos, fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Batata inglesa cozida - Possui em sua composição 86,4% de água, além de carboidratos (que colaboram para fornecer energia ao organismo), fósforo e potássio.

Brócolis cozido - A verdura na sua versão cozida possui 92,6% de água, além de fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C.

Kiwi - Tem 84% de água em sua composição, além de vitaminas C, E, B6, niacina, potássio, zero de colesterol e efeitos antiinflamatórios, antioxidantes e anticancerígenos.

Laranja-pera - A fruta possui 89,6% de água, carboidratos, cálcio, magnésio, manganês, fosforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C (boa para ajudar a combater a gripe).

Manga crua - A saborosa fruta possui 82,3% de água, além de carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, carotenoides, tiamina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Melancia - Da mesma família do melão, é uma fruta que possui 92% de água. Além de refrescante e doce, possui, entre vários nutrientes, o licopeno e glutationa, responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular.

Mexerica morgote - Tem 83,7% de água e mais carboidratos, fibras, cálcio, magnésio, manganês (ajuda a desacelerar o envelhecimento), fósforo, potássio, cobre, zinco, timina, riboflavina, piridoxina e vitamina C.

Pepino cru - Possui 96,8% de água, além de fósforo e potássio.

Pimentão amarelo cru - Tem 91,9% de água, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, cobre, zinco, tiamina, riboflavina, piridoxina e carotenoides.

Tomate cru com semente - Contém 95,1% de água, além de fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina, vitamina C e carotenoides. Ainda é rico em licopeno, que ajuda a combater os radicais livres do organismo.

Esses e outros vegetais vão “refrescar” o seu dia e colaborar com a sua saúde. Todos eles estão disponíveis na “Feirinha Planalto”, todas as terças e quartas feiras, nas lojas da Rede Planalto de Supermercados!

Adaptado de: Conheça 24 alimentos que ajudam a hidratar o corpo - Terra.com

Anúncio - Clarineis interno Anúncio - Banner Interno Anúncio - Interno
Comentários
Veja também