Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
DOIS PÃES DOCES ESPECIAIS...
ELA É O ‘PANETONE DA PÁSCOA’...
Ambos são de origem italiana saboreados em duas datas especiais!
Publicado em 12/03/2024 às 12:37 Ítalo
ELA É O ‘PANETONE DA PÁSCOA’...

Logo de cara já dá para perceber as semelhanças entre ele e ela se os colocarmos lado a lado da mesa, afinal, são dois bolos com formatos um pouquinho diferentes... Outro detalhe é que são quase iguais entre uma receita e outra! Afinal, ambas utilizam a mesma base de ingredientes na massa, como a farinha, a manteiga, o açúcar, os ovos, a água e o fermento. Porém, o pão doce pasqualino – batizado de Colomba Pascal - concentra maior umidade em comparação com o pão característico do Natal – o Panetone. Vale ainda citar que ambos são originários da Itália!

Indo direto ao ponto, vamos lembrar que estamos próximos da Páscoa. Então vamos nos focar na receita da Colomba, adiantando que não é difícil de fazê-la. Veja:

MASSA DA COLOMBA PASCAL

Farinha de trigo: 500 gramas;

Fermento biológico fresco: 30 gramas;

Água: 4 colheres de sopa;

Manteiga: 100 gramas;

Açúcar: 100 gramas;

Gemas de ovo: 5 unidades;

Sal: 1 colher de café;

Leite integral: 120 mililitros;

Raspas de frutas cítricas como laranja, limão siciliano e tangerina: 3 colheres de sopa;

Frutas secas ou cristalizadas: 2 xícaras de chá.

CONFIRA OS DETALHES DO PREPARO

O modo de preparo da Colomba Pascal é bem simples! Em uma tigela, quebre com as mãos o fermento biológico até ficar em farelos e misture bem com 2 colheres de sopa de farinha de trigo e a quantidade indicada de água. Uma vez homogêneos, aguarde 20 minutos para que ocorra a fermentação e o volume dobre de tamanho.

Em seguida, bata as gemas, o açúcar, o sal, as raspas cítricas, a manteiga, o leite e o que sobrou da farinha de trigo com a ajuda de uma batedeira em velocidade baixa.

Depois, junte com a massa fermentada e vá aumentando o nível de velocidade do equipamento lentamente até que o ponto da massa se torne elástico.

Para finalizar, acrescente as frutas cristalizadas ou gotas dos tipos de chocolate que você preferir na massa e deixe-a descansando em uma forma até que o volume aumente novamente. Com o forno pré-aquecido em 180ºC, coloque a colomba pascal para assar por cerca de 40 minutos. Caso a superfície esteja dourada antes do tempo indicado, você já pode retirá-la do forno e esperar que esfrie.

COBERTURA DA COLOMBA PASCAL

Leite integral morno: 4 colheres de sopa;

Açúcar de confeiteiro: 2 xícaras de chá;

Amêndoas torradas e picadas: 1/2 xícara de chá;

Canela: 1 colher de sobremesa;

Açúcar mascavo: 1 colher de sopa.

A decoração da colomba de Páscoa merece tanta atenção quanto a preparação da sua massa!

Portanto, para você ter o efeito desejado, é preciso juntar todos os itens que listamos para a cobertura. O truque para acertar no ponto de calda é acrescentar o leite aos pouquinhos na mistura.

Quando a colomba pascal estiver assada e fria, derrame a cobertura em toda a sua superfície! Aqui você pode ousar mais na criatividade e jogar bombom picado sobre essa base de cobertura ou ainda fazer ganache como uma carta na manga para tornar a aparência (e o gosto) da sobremesa mais apetitosa!

QUANDO A COLOMBA PASCAL DEVE SER SERVIDA?

Segundo a tradição italiana, a Colomba Pascal deve ser presença garantida logo na primeira refeição do domingo de Páscoa. Começando o dia com um café da manhã adocicado e cheio de sabor! Uma delíciaaaaaaaaaa!!!

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também