Aromas E Sabores
Entenda a superstição dos pratos de Ano Novo

Bacalhau, romã, lentilhas, arroz com amêndoas, uvas e champanhe... O tradicional jantar de Ano Novo satisfaz os brasileiros há décadas!
Todos os itens que enchem a mesa na hora da virada tem um significado. Cada um representa, a seu modo, os desejos de felicidade e paz para o ano que se inicia.
As uvas, por exemplo, são uma homenagem ao deus Baco, o deus do vinho e da fertilidade! A mesma simbologia é carregada pelo champanhe ou qualquer outra espumante.
Já as romãs representam bênçãos vindas de Deus. De acordo com a tradição judaica, existem 613 mandamentos a serem seguidos. Esse é o número exato de sementes que existem dentro de uma romã.
Para o nordestino brasileiro a tradição de guardar sementes de romã na virada do ano representa o desejo de atrair dinheiro e resolver os problemas financeiros. Sete ou três sementes devem ser guardadas na carteira. Há também quem as coloque nos cantos da casa!
A tradição italiana de comer lentilha no jantar de Ano Novo é um desejo de assegurar fartura para o ano inteiro!
Já o bacalhau é uma tradição católica, que homenageia o Cristo. Na verdade, nem precisa ser bacalhau, pode ser qualquer outro peixe!
O arroz combinado às castanhas como nozes e amêndoas é uma tradição árabe e representa a fartura das colheitas. É uma forma de agradecer as bênçãos da terra no que se passou e pedir por mais ano de abundância.
Com ou sem superstição, bom mesmo é saborear os alimentos com a família.
O melhor lugar para encontrar os ingredientes da sua ceia de Ano Novo é o supermercado Planalto mais próximo da sua casa!
Aproveite as ofertas de fim de ano da Rede Planalto!