Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - Pilates mobile topo
Anúncio - banner móbile
Anúncio - Terrenos mobile, apts na planta
Anúncio - CAMPANHA FIQUE EM CASA
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Discoteca Retrô
O Maluco Beleza é eterno! Toca Rauuuu!!!
Publicado em 12/07/2019 às 10:49

Raul Seixas faleceu há 30 anos. Mas deixou uma obra musical que é imortal!

Raul Seixas faleceu no dia 21 de agosto de 1989, aos 44 anos, vítima de uma parada cardíaca. Agora, em 2019, portanto, serão 30 anos de saudade desse notável artista que ficou famoso como “Maluco Beleza” e um dos precursores do rock and roll no Brasil.

Mas de maluco Raul Seixas só tinha o apelido, herdado da época da infância em sua terra natal, a Bahia. Ele foi e sempre será reconhecido como genial, tendo deixado uma rica obra musical que comprova isso! Na verdade, ele estava à frente do seu tempo e as suas cações até hoje tocam por todos os cantos do País, onde existem incontáveis fãs-clubes.

Um detalhe: ‘Maluco beleza’ é um termo coloquial utilizado, em sua maioria, para definir um individuo que tem atitudes arrojadas, corajosas e sem inibições.

Raul Santos Seixas teve uma vasta e criativa produção musical, que somava a crítica social e política com misticismo, entusiasmo e aventura. Suas letras o consagraram como um dos mais brilhantes compositores brasileiros. A maior parte da obra é composta por metáforas e figuras alegóricas, desde a “Mosca na Sopa” até mesmo “Trem das Sete”. Cada música é uma coletânea de críticas à realidade com o pé bem fundado no chão, em que os desabafos pessoais se integravam na questão social, e vice-versa (talvez a melhor referência disso seja “Ouro de Tolo”).

RAUL ESTÁ VIVO!

“Mal eu subo no palco, um mala, um maluco já grita de lá: ‘toca Raul!’/ a vontade que me dá/ é de mandar o cara tomar naquele lugar/ mas aí eu paro, penso e reflito/ como é poderoso esse Raulzito!/ puxa vida, esse cara é mesmo um mito!”.

Esse perfil está retratado na canção “Toca Raul!”, lançada pelo cantor maranhense Zeca Baleiro em 2007 e que virou um sucesso da geração atual. O famoso grito parece perseguir músicos de todos os gêneros até hoje, 30 anos depois da morte de Raul Seixas.

Ninguém sabe ao certo onde começou, quem foi o autor desse brado retumbante. No meio de um show de rock, alguém berrou e isso virou um bordão, sempre repetido em shows pelo Brasil afora. Mitou: o “Toca Raul!” foi adotado como um grito de guerra que ecoa no meio de multidões em shows e festas. E até mesmo em desfiles de carnaval de rua das grandes cidades.

No Rio de Janeiro, então Raul Seixas é um ídolo: Desde 2011, o bordão dá nome a um dos maiores e mais animados blocos do carnaval de rua carioca. A cada ano, o bloco “Toca Rauuul!” leva cerca de 30 mil pessoas ao seu desfile na Praça Tiradentes, com um repertório que atravessa todas as fases da carreira do Maluco Beleza tocados em ritmo de samba e frevo!

Fenômeno de comunicação de massa, o culto a Raul Seixas tem outros rituais. Um deles é a passeata que todos os anos acontece no dia 20 de agosto – data da morte dele – em São Paulo, com os fãs saindo do Teatro Municipal em direção à Praça da Sé. É uma manifestação espontânea, os fãs vão chegando e se juntando, já virou uma tradição na Paulicéia!

MEMÓRIA VIVA

Enriquecendo ainda mais a saudade do roqueiro Raul, vale lembrar que já foram publicados vários livros biográficos, produzidas peças teatrais, filmes e documentários de tv. E seus rocks foram regravados por cantores e bandas...

Clássicos da música brasileira e também de uma mudança de paradigma geracional, músicas como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante" e "Maluco Beleza" jamais deixaram de encontrar ecos nas rádios, nos discos físicos e nas playlists da internet.

Raul Seixas também continua presente, mesmo depois de 30 anos de sua partida, com execuções em eventos, casas de festas, música ao vivo e casas de diversão conforme registra o controle do Ecad. Entre as dez músicas mais tocadas de Raul Seixas, “Maluco Beleza” lidera a lista como a preferida!

In memoriam ao grande artista que continua vivo na memória e nos corações de milhares de brasileiros, a DISCOTHECA RETRÔ brinda seus leitores e fãs justamente com o vídeo recordando seu maior sucesso! Afinal, a gente continua cantando e tocando Rauuuuuul!!! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também