Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - arte nova mobile
ARTE CÊNICA
Sábado tem drama e humor no Teatro Unipar!
É a 4ª Mostra de Monólogos do Pitoresco Grupo de Teatro
Publicado em 18/05/2018 às 10:01 Ítalo
Sábado tem drama e humor no Teatro Unipar!

Em aula desde fevereiro, o Pitoresco Grupo de Teatro Unipar está com tudo pronto para a 4ª Mostra de Monólogos, primeiro trabalho expressivo deste ano do projeto coordenado pela Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação (DEGCD) da Universidade Paranaense.

Agendado para a noite deste sábado, 19, o evento terá em cena a maioria dos seus trinta integrantes, apresentando monólogos de gêneros variados, como drama e humor, baseados em obras de autores consagrados da literatura brasileira ou autorais (alguns alunos escrevem peças).

O professor Luiz Guarnieri Passos, que é o coordenador de Arte e Cultura da DEGCD, diz que está animado com o rendimento dos seus alunos, a metade novata. “Uso uma metodologia que intercala teorias e práticas, para as aulas não ficarem maçantes e, assim, agradar os que já estão no grupo há mais tempo e os que estão tendo contato com o teatro pela primeira vez”, conta.

Segundo ele, a Mostra é encarada como um desafio para todos se esforçarem mais na aplicação do aprendizado: “Com este compromisso que assumem, todos precisam se dedicar mais, ensaiar com mais perseverança, para encarar o público com a competência e a responsabilidade que o evento exige e merece”.

O ator mais novo, Erick Ávila da Luz, tem 12 anos. Ele estuda no Colégio Estadual Monteiro Lobato. Diz que resolveu fazer teatro para vencer a timidez: “Eu tinha vergonha de falar com as pessoas na minha escola; agora não tenho mais”.

O Pitoresco atraiu também o policial rodoviário Virgílio Macena, que veio recentemente de Curitiba e hoje mora em Perobal/PR. Ele diz que busca no teatro ajuda para aperfeiçoar a comunicação: “Procuro sempre meios para me comunicar melhor com as pessoas”. Mas quer mais: “Acredito que o teatro nos leva a ver a vida de uma forma mais leve; até agora tem sido uma experiência muito boa!”.

A estudante de Psicologia Giovana Wentland está no terceiro ano de Pitoresco. É o fascínio pelas artes que a carrega para o palco: “Gosto das artes cênicas, mas também gosto de escrever, de desenhar... Para mim, o teatro é uma segunda casa, é uma terapia... Eu me sinto viva!”.

Para o coordenador, agora só falta o público ir ao Teatro Unipar prestigiar a Mostra: “Estamos ansiosos, porque o ator precisa do olhar do público, do aplauso e do incentivo, que é o que a Unipar dá com este projeto e a plateia corresponde com as palmas”. A Mostra começa às 20h e a entrada é gratuita.

SOBRE O PITORESCO

O Pitoresco tem por objetivo fomentar a arte e cultura no âmbito acadêmico e na comunidade. Coordenado pela DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação), conta com 30 integrantes; entre eles há alunos do ensino fundamental e médio e outras pessoas da comunidade externa (incluindo ex-alunos da Unipar), além de acadêmicos da Unipar – dez deles ganham bolsa para participar (são beneficiados com o Pibia/Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística).

www.colunaitalo.com.br

A galera do Pitoresco em pose especial num dos ensaios para esta Mostra de Monólogos, que acontece sábado (19) à noite no Teatro Unipar.

Comentários
Veja também