Cultura E Lazer
FESTA LITERÁRIA EM UMUARAMA
A programação da segunda edição da Festa Literária Capital da Amizade (Flica) já está quase fechada, segundo a Secretaria Municipal de Cultura de Umuarama. Entre os dias 23 e 26 de abril o Centro Cultural Vera Schubert será palco de dezenas de atrações culturais, além de comercialização de livros e artesanatos, saraus e palestras. Todas as atividades são gratuitas e não há necessidade de retirada de ingressos antecipadamente.
Rodrigo Fernandes Pereira, secretário de Cultura, destaca que a maioria das ações estarão concentradas na Biblioteca Rocha Pombo, que fica no piso superior do Centro Cultural.
“Destaque para o projeto ‘Um Escritor na Biblioteca’, em que uma série de a plateia poderá interagir e discutir o tema apresentado pelo escritor convidado do dia (como Márcia Sá e Augusto Silva). Também preparamos apresentações musicais (com corais, solos e instrumentistas), espetáculos de dança e teatrais. O objetivo principal é contribuirmos para o enriquecimento cultural da comunidade”, resume o secretário.
O evento terá ainda oficinas de escrita e rodas de conversa sobre qualidade de vida na terceira idade e sobre a representação do negro na literatura brasileira (com as professoras Ivanete Silva Santos e Karla Daniel). “A escritora paranaense Rosy Greca também terá participação especial, apresentando o espetáculo ‘Tapete Encantado’ e a oficina ‘A Arte de Contar Histórias com Música’. Destaque ainda para a oficina com a temática ‘A alma de Umuarama é a literatura’, com o cartunista Marcos Vaz e as escritoras Angela Russi, Sandra Hiagara, Maria Cristina e Anecy Oncken”, detalha Alessandro Salgado, assessor especial da Fundação Cultural de Umuarama.
O secretário acrescenta que a programação completa e detalhada poderá ser acessada no site e nas redes sociais da prefeitura. “Algumas das ações e atividades são fechadas e especialmente preparadas para os alunos da rede municipal de educação e para alunos na Guarda Mirim, porém há uma série de eventos abertos à comunidade. Os interessados também podem ligar para a Fundação Cultural no telefone (44) 3621-4112.