Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
DANÇA
Dançarinos de Umuarama criam um belíssimo espetáculo: "Aquáticos”
Turnê por 5 cidades através do Circuito Paranaense de Dança Contemporânea
Publicado em 30/08/2017 às 13:49 Ítalo
Dançarinos de Umuarama criam um belíssimo espetáculo: "Aquáticos”

Em destaque na agenda artístico-cultural de Umuarama neste segundo semestre de 2017 a apresentação do espetáculo "Aquáticos" no palco do teatro do Centro Cultural da Capital da Amizade na noite de 15 de outubro próximo.

“Aquáticos” será encenado pela Sutil Companhia de Dança, com direção de Ádia Freitas que vai percorrer o Estado através do Ministério da Cultura, integrando o Circuito Paranaense de Dança Contemporânea.

E no dia seguinte (16) acontecerá o workshop “A Natureza do Corpo e Suas Relações com a Contemporaneidade”, a partir das 14 horas, no mesmo local.

 

A DANÇA INSPIRADA NO OCEANO

O espetáculo "Aquáticos" da Sutil Companhia de Dança é livremente inspirado no oceano, com suas incessantes mudanças. Pensando em evolução humana, e no nosso corpo, todos somos aquáticos, a água está dentro e fora de nós. Somos também "água": transitamos entre "estados" durante a vida.

Como a água, o ser humano se modifica de acordo com a temperatura, circunstâncias, relações, momento e tempo. Observa o passado e não se reconhece, olha ao seu redor e não se sente: único, úmido, unido.

Mas há algo nele que nunca deixa de se fazer presente, que permanece intocável, que não se pode mudar. É como diz a frase zen: "As águas fluem e retornam para o Oceano".

A integração entre os diversos planos de consciência e realidade, e a imensidão do oceano nos faz lembrar que toda "era" é transitória.

 

O WORKSHOP

O woekshop “A Natureza do Corpo e Suas Relações com a Contemporâneidade. Descrição: Um convite à pesquisa de "Aquáticos" destinada para bailarinos (as), atores e atrizes, performers e a estudantes das artes no geral.

Objetiva experimentar e desenvolver um trabalho de pesquisa corporal que de maneira despretenciosa visa provocar  contato com a nossa natureza mais profunda e a do outro. A busca e o encontro com um corpo mais íntimo e desperto, uma presença sutil que esta por baixo de cada movimento. Instrutora: Ádia Freitas.

 

A SUTIL É UMUARAMENSE!

Com o apoio do Ministério da Cultura, a Sutil Companhia de Dança iniciou-se em 2017 com a proposta de unir artistas experientes e desenvolver uma pesquisa em dança contemporânea, propondo de modo singelo um mover mais íntimo e desperto que nos provoque o contato com nossa natureza mais profunda.

Com o intuito de contribuir na descentralização da arte, a companhia tem sede em Umuarama e conta com o patrocínio das empresas J. Martins Supermercados Planalto e Zaeli Alimentos.

Neste mês de setembro inicia-se o Circuito Paranaense de Dança Contemporânea, contemplando cinco cidades do interior do Paraná - Campo Mourão, Cascavel, Maringá, Toledo e Umuarama - com apresentações do espetáculo "Aquáticos". (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

www.colunaitalo.com.br

Comentários
Veja também