Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - ENSINO QUE TRANSFORMA
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - CAMPANHA CMEIS PI 229.5 MOBILE
NA TRILHA DA HISTÓRIA
UMUARAMA NÃO COMEMORA UMA IMPORTANTE DATA HISTÓRICA!
As autoridades poderiam criar a celebração do dia 25 de Julho em que foi elevada à categoria de município!
Publicado em 22/07/2025 às 08:18 Ítalo
UMUARAMA NÃO COMEMORA UMA IMPORTANTE DATA HISTÓRICA!

O dia 25 de julho é uma data importante na história de Umuarama: é a data da emancipação política e administrativa. Fundada em 26 de junho de 1955, como distrito de Cruzeiro do Oeste, no mês passado a Capital da Amizade, mantendo a antiga tradição, comemorou festivamente 70 anos de FUNDAÇÃO.

Rememorando a história, é preciso repetir que só cinco anos depois de sua fundação é que Umuarama foi elevada de distrito à condição de município do Paraná, conquistando a sua EMANCIPAÇÃO política e administrativa, deixando de pertencer ao vizinho município de Cruzeiro do Oeste para iniciar sua própria história. E essa independência aconteceu oficialmente no dia 25 de julho de 1960. O município de Umuarama foi criado pela Lei 4.245, de 25 de julho de 1960, assinada pelo governador do Paraná na época, Moysés Lupion.

25 DE JULHO NÃO É FERIADO!

O dia 25 de julho figura no calendário oficial de Umuarama, mas não é comemorado festivamente como acontece com a data de fundação da cidade, que é um feriado municipal: 26 de junho. Ele apenas existe nos registros históricos, mas na cidade a vida segue normalmente todos os anos, com todos os setores da comunidade vivendo o seu cotidiano.

Isso acontece porque no dia 11 de abril de 1981 o então prefeito em exercício Jorge Vieira assinou a lei nº 669 declarando o dia 26 de junho, data da fundação do município, como FERIADO MUNICIPAL.

A mesma lei, no artigo 2º, determinou que “o dia 25 de julho, data da Emancipação Política do Município, passa a ser considerado PONTO FACULTATIVO, para o que o Executivo deverá Baixar Decreto próprio”. E assim vem sendo feito no decorrer das décadas, celebrando-se com maior pompa e circunstância a fundação do que a emancipação do município.

O QUE É A EMANCIPAÇÃO DE UMA CIDADE?

Emancipação de município, no contexto brasileiro, refere-se ao processo pelo qual um distrito ou parte de um município se torna um município independente, com autonomia política e administrativa. Esse processo envolve a criação de um novo município, com sua própria estrutura de governo e capacidade de gerir seus próprios recursos e leis.

MUITAS CIDADES COMEMORAM A FUNDAÇÃO E A EMANCIPAÇÃO!

Sim, no Brasil existem cidades que consideram a emancipação política do município como feriado municipal. A Lei federal nº 9.093/95 permite que cada município defina até quatro feriados civis ou religiosos, e a data de emancipação pode ser um desses feriados como acontece em localidades de todos os Estados.

A emancipação política de um município é um marco importante, representando sua autonomia e independência em relação ao Estado ou região a que pertencia anteriormente.

Muitas cidades brasileiras celebram essa data com feriados municipais da mesma forma que comemoram a fundação da cidade, pois para elas tanto a fundação como a emancipação política possuem valor e importância idênticas para celebrar a história e identidade de cada localidade.

Se os vereadores e prefeito desejarem – e seguirem o exemplo de outras metrópoles -, Umuarama poderia ter duas comemorações históricas: o 26 de junho (fundação) e o 25 de julho (emancipação).

Seria mais um evento que movimentaria a comunidade, atraindo a população para as comemorações e ao mesmo tempo geraria renda extra para parte do comércio que funcionaria em mais essa data especial, como ocorre no dia 26 de junho, quando acontecem desfile e outras atividades festivas e a cidade fica hiper movimentada! (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Um listel vermelho com o nome "Umuarama" e a data de emancipação política 25 de julho de 1960 em letras brancas sobre faixa vermelha constam do brasão que é o símbolo oficial do município. E o brasão está inserido na bandeira.

Cruzeiro do Oeste à época em que tinha Umuarama como distrito, no período de cinco anos - de 1955 a 1960 - até que a Capital da Amizade conquistou sua emancipação. (Foto: Luiz Bernardino)

Depois de emancipada, Umuarama iniciou de forma retumbante sua fase desenvolvimentista, aproveitando o auge da Era do Ouro Verde na qual despontou como um dos municípios líderes na produção do café no Paraná.

Após sancionada a criação oficial do município de Umuarama, foi instalada a Prefeitura Municipal, inicialmente funcionando provisoriamente num salão alugado na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Ministro Oliveira Salazar. Depois, a sede do Poder Executivo foi transferida para a Rua Arapongas, onde permaneceu longos anos ocupando o antigo escritório da colonizadora Cia Melhoramentos.

O município de Umuarama foi criado pela Lei 4.245, de 25 de julho de 1960, assinada pelo então governador do Paraná Moysés Lupion.

Anúncio - BANCO DE TALENTOS
Anúncio - ENSINO QUE TRANSFORMA
Anúncio - CARICATURA ITALO 2
Anúncio - banner lateral INSTITUCIONAL
Comentários
Veja também