Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
NA TRILHA DA HISTÓRIA
ANTIGO DISTRITO HOJE É UMA BELA CIDADE: PEROBAL
Umuarama batizou o distrito com nome inspirado na árvore que cobria o imenso território do noroeste
Publicado em 06/10/2025 às 20:46 Ítalo
ANTIGO DISTRITO HOJE É UMA BELA CIDADE: PEROBAL

A vizinha cidade de Perobal, situada a pouco mais de vinte quilômetros de Umuarama, é tão antiga quanto a “Capital da Amizade”. No ciclo da colonização, quando Umuarama começava a ser aberta pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, ela surgiu como um vilarejo. O lugar era um imenso perobal, literalmente, a maior concentração dessa espécie de árvores.

Os precursores que foram chegando em meados da década de 1950 para ocupar e colonizar aquela área, com o sonho de abocanhar uma fatia dessa nova fronteira agrícola que surgia, assim que foi sendo construído o povoado o batizaram como Perobal.

Óbvio, todas as casas estavam sendo erguidas com esse tipo de madeira e os primeiros lucros foram obtidos com a extração dessa madeira de lei enquanto não se plantava café e cereais.

Para reforçar ainda mais o culto à árvore, denominaram um braço fluvial que cortava aquelas terras de Ribeirão Peroba. Na década de 1960, todo o território já havia sido praticamente desmatado, e, agora, coberto de imensos cafezais. Mas, os anos aúreos da cafeicultura duraram pouco, e no final da mesma década o negócio do “ouro verde’ foi por água abaixo pelas sucessivas geadas, agravadas pela omissão dos governos federal e estadual, que colocaram as lavouras numa irrevogável crise financeira rural. Resultado: veio a completa erradicação cafeeira. Assim como o fabuloso perobal sumiu do mapa, os cafeeiros tiveram o mesmo fim...

Perobal foi o segundo distrito de Umuarama, criado oficialmente em dezembro de 1961 por lei estadual; o primeiro, foi Serra dos Dourados, oficializado em janeiro daquele mesmo ano.

Desde a sua fundação como povoado até 1996, Perobal pertenceu ao município de Umuarama. Em abril de 1992 conquistou sua independência sendo elevado à condição de município, desmembrando-se de Umuarama. No entanto, sua instalação só aconteceu em janeiro de 1997, quando foi eleito o primeiro prefeito, José Evangelista de Albuquerque, que durante longo tempo havia sido vereador na Câmara de Umuarama representando aquele então distrito. Hoje Perobal é uma das mais importantes cidades da região noroeste paranaense! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

UMUARAMA TEM UMA RUA PARA LEMBRAR DA EXTINTA SELVA DE PEROBAS...

Da vistosa e opulenta selva de perobas que existiu antigamente em Umuarama, restou apenas uma rua: é a Rua Perobal, com meia dúzia de quarteirões entre o Bosque dos Xetá e a Estação Rodoviária, que faz cruzamento com a Avenida Brasil. Depois do ecocídio, a “homenagem” àquelas árvores cheias de vigor e esplendor que cobriam todo o território noroestino paranaense...

Perobal, uma das mais belas e desenvolvidas cidades da região polarizada por Umuarama. Sua construção iniciou nos anos de pós fundação de Umuarama, da qual foi distrito por longo tempo. (Foto: Danilo Martins/OBemdito)

Principal avenida do centro de Perobal, uma cidade com arquitetura urbanística bem projetada e moderna. (Foto: Danilo Martins/OBemdito)

Umuarama atual: No passado ela tinha Perobal como um de seus distritos. Sua elevação à condição de município aconteceu no final da década de 1990. (Foto do acervo de Italo Fábio Casciola)

 

Anúncio - OTICA SALETE
Anúncio - CARICATURA ITALO 2
Anúncio - banner lateral INSTITUCIONAL
Comentários
Veja também