Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Sustentabilidade móbile
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - 2 dose completa mobile
QUE CALOR
Minimize os efeitos do calor segundo essas dicas
Prevenir é melhor do que remediar!
Publicado em 19/03/2018 às 13:35 Ítalo
Minimize os efeitos do calor segundo essas dicas

No fim de semana, os termômetros do centro da cidade chegaram a marcar 42 graus Celsius!!! E as previsões não são animadoras... embora haverá uma queda na temperatura, o calor continua e ainda trará muita chuva!

Com esse calorão a saúde sofre, principalmente a saúde de crianças e idosos. Entretanto, é possível prevenir ou ao menos minimizar os efeitos das altas temperaturas. Aqui vão algumas dicas:

Hidratação

É claro que a hidratação é o primeiro método contra o calor! No entanto diante da sede, muita gente acaba optando por sorvetes e bebidas, em geral geladas e doces, como leite com achocolatado, sucos prontos, refrigerantes e outras bebidas artificiais.

Diante da sensação primária de frescor, é possível pensar que o corpo esteja hidratado, mas saiba que estas bebidas não são capazes fazer o que o corpo realmente precisa diante do calor intenso.

O melhor é beber muita água, várias vezes por dia, nos intervalos das refeições. Os sucos naturais (preparados com a fruta mesmo, água e pouco – ou nenhum - açúcar!) também podem ajudar, pois contém nutrientes e sais que colaboram com a hidratação das células no organismo.

Proteja a pele

As queimaduras de sol causam muita dor e podem provocar febre e desidratação, portanto se a criança for brincar ao ar livre, passe nela o protetor solar. Barreiras físicas também são muito úteis: Guarda-sol, chapéu, óculos de sol e camiseta branca protegem as partes mais sensíveis da pele.

Evite a exposição ao sol nos horários mais intensos do calor, entre 10 e 15horas.

 

Alimentação

Alimentos leves fazem a digestão mais fácil e evitam a fermentação. Portanto, nesse baita calor, o melhor é ingerir frutas in natura, legumes e verduras preparadas com pouca ou nenhuma gordura. Para as carnes a regra é mesma... quanto mais leve, melhor!

Manter os alimentos refrigerados é uma maneira saudável de prevenir que se estraguem provocando vômitos ou diarreias tão comuns em fase ao calor.

O verão já está quase no fim, mas aqui em Umuarama o calor ainda vai longe... Então o melhor é manter o corpo hidratado e a cuca fresca!

Por Anita Leite

www.colunaitalo.com.br

Comentários
Veja também