Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
LIGHT, DIET OU ZERO?
Alimentos processados que ajudam (ou não) em dietas de emagrecimento
Entenda os rótulos e saiba para quem são indicados esses alimentos
Publicado em 19/09/2017 às 15:19 Ítalo
Alimentos processados que ajudam (ou não) em dietas de emagrecimento

Pouca gente entende realmente o que dizem os rótulos dos alimentos processados. Em meio a tantos nomes, números e tabelas, escritos em letras minúsculas na parte de trás da embalagem, o consumidor tende a enganar-se ou simplesmente ignorar tais informações.

Para solucionar parte da dúvida sobre alguns alimentos, a nutricionista Graziely Biudes, explica o que dizem os rótulos de alimentos definidos como light, diet ou zero:

 

DIET

“Muitos imaginam que um alimento diet colabora com uma dieta de emagrecimento ou que seja simplesmente mais saudável, mas se enganam. Os produtos diet são indicados para pessoas com diabetes, pois não tem açúcar”, esclarece a nutricionista.

A ideia de utilizar um alimento diet em uma dieta de emagrecimento é tão equivocada que um olhar atento às tabelas nutricionais mostram que, muitas vezes, os alimentos diet possuem uma quantidade extra de gordura para compensar em sabor a ausência do açúcar.

 

LIGTH

Já os alimentos ligth são aqueles que possuem uma redução de 25% de algum ingrediente como sódio, açúcar, gordura, etc. e de calorias em geral, em relação ao similar convencional.

A redução ou a ausência de algum desses ingredientes demonstra uma redução calórica do alimento.  “No caso de uma dieta de emagrecimento, os alimentos light são recomendados”, assegura Graziely.

 

ZERO

Alimentos processados com a informação “zero” no rótulo estão longe de serem livre de qualquer componente prejudicial à saúde. A palavra “zero” apenas indica a ausência completa de algum componente.

O rótulo pode conter a informação “zero lactose” ou “zero açúcar”, por exemplo. No entanto, outros componentes ainda estarão presentes como no produto original. No caso das bebidas, geralmente o termo “zero” está associado à ausência de álcool ou de açúcar.

 

ATENÇÃO!

Nunca é demais repetir que qualquer dieta deve ser feita sob os cuidados de um médico e de um profissional de nutrição. Fazer restrição ou o uso de certos alimentos, por conta própria, com o objetivo de emagrecer ou de ganhar massa muscular, pode trazer danos à saúde.

De acordo com Graziely, o melhor a fazer sempre é a reeducação alimentar. “Com uma boa administração dos alimentos, é possível prevenir doenças e manter o corpo de forma saudável, sem ganho de peso”, explica.

TEXTO: Anita Leite

www.colunaitalo.com.br

Comentários
Veja também