Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - arte nova mobile
ATENÇÃO!
Vacinação contra a gripe começa dia 10 de abril
A campanha nacional de imunização vai até 19 de maio
Publicado em 21/03/2017 às 00:00 Ítalo
Vacinação contra a gripe começa dia 10 de abril

Após registrar, em 2016, um aumento de casos de gripe antes do período esperado, o Ministério da Saúde iniciará a campanha nacional de vacinação contra a gripe mais cedo neste ano.

Segundo o ministro Ricardo Barros, a data de início da campanha está marcada para 10 de abril, para profissionais de saúde, e 17 de abril, para o público alvo, como idosos. No ano passado, a campanha foi iniciada em 30 de abril.

Apesar da data, a expectativa é que a campanha inicie ainda mais cedo em

alguns Estados, conforme a distribuição das vacinas a esses locais. A ideia é tentar evitar um novo aumento de casos fora do período esperado, e sem que a população esteja protegida.

"Haverá distribuição antecipada e os Estados que desejarem poderão iniciar mais cedo, especialmente no Sul, onde há essa demanda em função das baixas temperaturas", afirmou Barros.

Além da data antecipada, neste ano, a campanha terá mudanças no público alvo, com oferta da vacina também para professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas

O Ministério da Saúde deve enviar as primeiras remessas de doses da vacina contra a gripe aos estados a partir do dia 10 de abril.

Segundo a pasta, o início da distribuição da vacina à população ficará a cargo de cada estado, já que cabe às secretarias estaduais e municipais de saúde definir um cronograma específico para a imunização.

O Dia de Mobilização Nacional, mais conhecido como Dia D, foi agendado para 6 de maio. Nesta data, um sábado, postos de saúde de todo o País devem abrir as portas para imunizar a população contra a doença. Serão vacinados apenas grupos prioritários – que ainda serão anunciados pelo Ministério da Saúde.

No ano passado, receberam a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também foram imunizados.

A previsão da pasta é que a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe seja encerrada no dia 19 de maio.

FONTE: Com informações da Folha de S. Paulo

Galeria
Comentários
Veja também