Nossa gente. Nossa cultura. Nosso artesanato.
Pelas mãos dos artesãos de Umuarama, passam fios, tintas, linhas, tecidos. Muito mais que materiais nas mãos, eles possuem mentes brilhantes, cheias de criatividade e da habilidade de transformar. Nas mãos destes artesãos passa a história de uma cidade construída com o trabalho de seus filhos.
A Associação dos Artesãos de Umuarama (AAU) existe desde maio de 1983 e hoje reúne 22 profissionais. São homens e mulheres que habilmente confeccionam peças de arte utilitária.
De acordo com o IBGE, o artesanato é responsável pela movimentação de 50bilhões de reais na economia nacional. São mais de 8,5 milhões de brasileiros envolvidos na atividade profissional do artesanato.
Artesanato umuaramense
Em Umuarama, o apoio da Prefeitura Municipal é fundamental para manter essa atividade em pleno vigor. “A prefeitura mantém o aluguel de nossa loja e também cede, gratuitamente, o espaço dos quiosques no lago para nossa feira”, explica Joseni Benetti, funcionária na loja da AAU.
Os membros da Associação de Artesãos de Umuarama expõem e vendem seus produtos em uma loja permanente, situada no Romer Shopping. De forma itinerante, os artesãos também participam de feiras e exposições em geral, vendendo seus produtos.
Todas as terças feiras, a partir das 16horas, no lago Aratimbó tem exposição e venda de produtos artesanais, juntamente com a feira dos produtores rurais. Também na Feira de Flores que está prestes a começar, a AAU marcará presença.
No entanto, o melhor local para conhecer os trabalhos e conversar com os artesãos de Umuarama, é a Feira de Artesanato, que acontece nos quiosques do lago Aratimbó, todos os primeiros domingos do mês, a partir das 8horas da manhã.
Como participar?
Além de comprar os produtos vendidos pelos artesãos, existem outras maneiras de apoiar o desenvolvimento dessa atividade na cidade.
Na sede da AAU, são realizados cursos abertos a pessoas interessadas em aprender artesanato. No momento, estão disponíveis os cursos de Patchwork, Pintura em Tela e Pintura em Tecido. Cada curso tem o custo de 80 reais e são ministrados pelos próprios artesãos da associação.
No entanto, se você já é artesão e deseja divulgar seu trabalho, basta entrar em contato com a diretoria da AAU, pelo telefone (44) 3624 2483, e passar pelo processo de avaliação.
Confira o resumo da agenda da Associação dos Artesãos de Umuarama:
- Feira do Artesanato: Inicia dia 22-06, nesta sexta-feira, na Feira do Produtor a partir das 18:00 em comemoração aos 63 de Umuarama;
- Feira de Flores: 29-06, sexta-feira, a partir das 18:00;
- Feira de Flores: 30 – 06, sábado, a partir das 15:00;
- Feira de Flores: 01-07, domingo, a partir das 9:00;
- Todas as terças-feiras, a partir das 16:00, no lago Aratimbó;
- Todos os primeiros domingos do mês, a partir das 8:00, no lago Aratimbó. Próxima Feira de Artesanato: 5 de agosto.
Cada artesão tem sua história e aqui, no portal Coluna Ítalo, você vai conhecer algumas dessas personagens do cenário umuaramense e de seus trabalhos. Acompanhe a série de reportagens “Mãos Habilidosas”, com matérias durante as próximas semanas!
Por Anita Leite
Fotos: Thais Polesi