Lhama, ó bichinho estiloso né...
Quem já passou pelo Parque no decorrer desta Expo Umuarama 2018 deve ter visto diversos tipos de animais. Cada espécie com sua beleza e jeito de ser.
Mas duvido que algum deles tenha tanto charme, pose, estilo e cores como as Lhamas, as inconfundíveis habitantes da imponente Cordilheira dos Andes ao longo do Chile, Peru e Bolívia. Elas são definitivamente exóticas!
Elas estão num dos pavilhões do setor de animais da Expo Umuarama e se formam filas de visitantes para admirá-las e fotografá-las. E fazem até poses tipo artistas...
ELAS TAMBÉM ESTÃO NO CÉU!
Até hoje as populações dos países andinos devotam o maior respeito e protegem as lhamas. Isso vem desde os tempos do Império Inca, quando o povo fazia uma analogia entre o mundo celeste e seu mundo imediato, material.
Quando, à noite, nas altíssimas montanhas dos Andes, observavam o céu admiravam ao Sul, perto da Constelação do Cruzeiro do Sul (Cruz Del Sur), a Lhama Cósmica, um símbolo que lhes ensinou que sua origem vinha do Céu.
Assim, a lhama terrestre era um reflexo da lhama verdadeira, celeste, cintilante, vista no céu noturno na forma de uma constelação. Representava a Lhama Sideral ou Cósmica, animal arquétipo inscrito na eternidade dos tempos.
Desde sempre, a lhama é um aliado da vida humana como fornecedor de lã, permitindo aos habitantes das montanhas a manterem sua riqueza e a facilitar os transportes necessários. Por essa razão, esse ela é Símbolo de Prosperidade em todos os níveis.
Belo animal, forte e dócil, sua presença e a serenidade de seu olhar transmitem Paz. Nos remetem a uma transcendência, se você for sensível o bastante para valorizar as energias tão diferentes que a Natureza nos dá.
Cada vez que você tiver uma lhama diante de você, olhe-a com carinho. Lembre-se de pedir ao Deus que nos criou e nos deu a Mãe Terra, com todos os recursos naturais, que proporcione a você e a todos os seres humanos prosperidade material, mental, emocional e espiritual. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
FOTOS exclusivas de Thais Polesi.