O Censo Agropecuário do IBGE está chegando ao final...
Amanhã, quarta-feira 28 de fevereiro, será o último dia do Censo Agro 2017. Desde outubro do ano passado, quase 19 mil recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão levantando informações sobre a estrutura, a dinâmica e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do Brasil.
A previsão do IBGE é visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o País. Somente no Paraná, 1.350 recenseadores estão visitando cerca de 372 mil empreendimentos agropecuários.
O IBGE ressalta que é fundamental a participação dos produtores no levantamento, respondendo sobre o seu estabelecimento agropecuário. As respostas fornecidas por quem vive o dia a dia do campo subsidiarão o governo na formulação de políticas públicas para o setor.
O Censo Agro apura informações sobre agricultura, extração vegetal, silvicultura, criação de animais de grande, médio e pequeno porte, aquicultura, criação de abelhas, beneficiamento e transformação de produtos agropecuários. São coletados dados, através de preenchimento de questionário eletrônico, sobre o total de estabelecimento e o que produzem, utilização de pessoal e mão de obra, caracterização do produtor, distribuição e uso de terras entre outros dados, referidos ao período de 1º de outubro de 2016 a 30 de setembro de 2017.
Conforme o IBGE, as repostas às pesquisas estatísticas são obrigatórias pela lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, regulamentada pelo Decreto nº 73.177, de 20 de novembro de 1973. Essa mesma lei em contrapartida resguarda o sigilo das respostas, pois garante que elas serão usadas exclusivamente para fins estatísticos. Não podem ser usadas como prova em processo administrativo, fiscal e judicial, ou para qualquer outra finalidade.
Há 11 anos não era realizado o Censo Agropecuário – o anterior aconteceu em 2007.