Umuarama: Só a fiscalização preventiva diminui as aglomerações!!!
A fiscalização do cumprimento às determinações dos decretos estadual e municipal de enfrentamento à Covid-19 continua em Umuarama. Equipes formadas por fiscais da Vigilância Sanitária, agentes da Guarda Municipal e policiais militares tem percorrido a região central, bairros da cidade e montado vigilância em locais onde costumeiramente ocorrem aglomerações para dispersar a população e reforçar as ações preventivas contra o contágio do coronavírus. Tem sido cobrado o uso obrigatório da máscara, o distanciamento social e a obediência às normas dos decretos referentes a estabelecimentos comerciais e de serviços que podem funcionar no horário noturno.
Durante a semana as fiscalizações são realizadas pela Guarda Municipal, mediante denúncias, reclamações e rondas pela cidade. Na quinta-feira passada (13), por volta das 20 horas, uma viatura acompanhou a equipe de fiscalização em diversos estabelecimentos comerciais e a maioria das atividades transcorria dentro das normas dos decretos, com exceção na Rua Tomé de Souza, onde um bar que estava com mesas na calçada foi orientado e recolheu as mesas.
Atendendo solicitação, por volta das 23h30 a equipe foi até a Avenida Pernambuco verificar reclamação de som alto em um estabelecimento comercial, mas ele já estava fechado. À 0h30, na Rua Cambé, uma denúncia informava que um estabelecimento comercial ainda estaria aberto, atendendo ao público. O responsável foi orientado, acatou a recomendação de fechar o local e as 10 pessoas que estavam no interior se dispersaram.
Na noite de sexta-feira (14), conforme o relatório da fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Polícia Militar, foram realizadas orientações para quatro bares e lanchonetes, houve dispersão de aglomeração em 11 situações e uma lanchonete foi notificada pelos fiscais. Denúncias de descumprimento aos decretos de enfrentamento da pandemia podem ser feitas à Guarda Municipal pelo telefone 153.