Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
CARTÃO POSTAL
Escultura gigante do índio xetá do bosque será restaurada
Filho do escultor Rubens Utrabo vem à cidade para tratar do projeto
Publicado em 19/01/2021 às 11:00 Italo
Escultura gigante do índio xetá do bosque será restaurada

Esta semana Umuarama receberá a visita de Erges Utrabo, representante do Ateliê Utrabo, do Rio de Janeiro. Ele é filho do famoso escultor e artista plástico Rubens Utrabo, uma personalidade que faz parte da História da Capital: ele foi quem construiu a bela escultura do Índio Xetá, na entrada do bosque situado no centrão da cidade, a apenas dois quarteirões da Praça Santos Dumont. Erges Utrabo deverá chegar na quarta-feira (20). Seu primeiro compromisso será visitar pessoalmente o monumento do Índio Xetá – projetado e construído por seu pai na entrada do belo bosque que homenageia a antiga tribo que habitava este território antes de ser fundada a Capital da Amizade do Brasil. Erges vem especialmente para vir in loco o estado de conservação da escultura, que desde que foi construída nunca recebeu a merecida atenção das autoridades do município e encontra-se visivelmente avariado pelas ações do tempo (foram anos de sol escaldante e chuvas). E, depois de visitar o Xetá gigante, o filho de Utrabo vai se encontrar com o prefeito Celso Pozzobom (que está realizando grandes obras de revitalização naquela reserva verde urbana) para apresentar um projeto de restauração do monumento que é o ponto da cidade mais visitado por turistas e motivo de orgulho para toda a comunidade umuaramense. Um belíssimo cartão postal!

LANÇAMENTO DE LIVRO EM UMUARAMA

O Portal Coluna ITALO informa em primeira mão que, após a obra restaurativa da escultura estar concluída, o Ateliê Utrabo promoverá um evento especial de lançamento do Livro “Utrabo – Vida e Obra”, de autoria de Ludam Utrabo, neto do artista plástico, que retrata a trajetória de sucesso de Rubens Utrabo como um dos paranaenses de maior sucesso das Belas Artes brasileiras! Detalhe: Na capa do livro, entre diversas obras de sua autoria, está estampado o Índio Xetá, um símbolo da cidade de Umuarama. A biografia do Mestre Utrabo foi lançada no final do ano passado no Rio de Janeiro.

UM SÍMBOLO, UM CARTÃO POSTAL

Desde 1990, quando Utrabo esculpiu o Índio Xetá, a sua obra é admirada pela nossa população e por milhares de visitantes que por aqui passam. Fotografar a estátua é obrigatório, afinal é a prova maior de que conheceu a Capital da Amizade do Brasil! A escultura do índio Xetá, com quase 15 metros de altura, é uma obra de arte homenageando a tribo que no século passado habitava todo este território do Noroeste paranaense. Ele a criou com as suas próprias mãos em 1990. Na imagem que ilustra esta reportagem podem ver Utrabo na entrada do bosque. O pintor, escultor, fotógrafo e designer Rubens Utrabo faleceu em 2017, no Rio de Janeiro, com aproximadamente 90 anos. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também