Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
ECONOMIZE!
Adote essa ideia: Substitua o arroz caro pelo macarrão!
Preço do arroz subiu 19% em agosto, segundo IPCA
Publicado em 21/09/2020 às 10:53 Italo
Adote essa ideia: Substitua o arroz caro pelo macarrão!

Quem vai às compras já sentiu no bolso a alta dos alimentos. Itens como o arroz, óleo de soja, feijão e carne tiveram aumentos expressivos no mês agosto, segundo a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O arroz, por exemplo, um dos itens básicos da alimentação do brasileiro, teve alta de 3% em agosto e no ano soma alta de 19%. Ainda segundo o IPCA, no mês passado, o tomate teve alta de 12%; o óleo, 9%; o leite, 3% e a carne também 3%. "O preço do arroz está um absurdo. Eu tenho comércio e trabalho com alimentos e não vai ter como repassar para o cliente este aumento. Isso nos prejudica muito. Pagava R$ 16 no pacote de cinco quilos do arroz e hoje a mesma marca está R$ 23", diz o comerciante Luís Gustavo dos Santos, de 28 anos. Para a dona-de-casa Marta Cristina Borges Mendes, 52 anos, o preço está um absurdo e pesando muito no bolso. "Não sei onde vai parar este absurdo", reforça.

QUANDO FALTA UM PRODUTO, O PREÇO AUMENTA

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto, explica que o aumento está ligado ao excesso de demanda, principalmente no exterior, e à falta de oferta. Na prática, isso significa que falta produto e, por isso, o preço aumenta. "É a lei de mercado, é oferta e procura. Se você tem menos produtos sendo ofertados, e no caso foi exportado, muitos dos nossos produtos estão sendo exportados, o produtor prefere exportar porque o câmbio está alto e tem uma receita maior do seu produto", justifica a Abras.

FUGIR DE PRODUTOS COM PREÇOS EXAGERADOS

Para diminuir o impacto no seu bolso o consumidor, os consumidores estão substituindo o arroz por outros produtos, como o macarrão, por exemplo. As donas-de-casa, que tem mais experiência em compras de produtos alimentícios para o lar, sabem que em momentos de carestia como este que atravessamos temos que fugir dos produtos com preços exagerados e substituí-los por outros com sabor e teor nutritivo. A Associação Brasileira de Supermercados, a Abras, vai lançar uma campanha para estimular o consumidor a substituir o arroz pelo macarrão. Isto porque não há prazo para que o preço do produto seja reduzido no varejo. Vai promover o consumo de massa, macarrão, que é um excelente substituto do arroz.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também