Esqueceram da dengue... Umuarama tem 1.558 casos confirmados!
A pandemia Covid-19 mundial domina absoluta o noticiário na atualidade de Norte a Sul do planeta. Em Umuarama não poderia ser diferente e a maior atenção (e preocupação) está direcionada com relação a essa doença.
Com isso, quem ficou em segundo plano foi a dengue, que continua se alastrando aqui na Capital da Amizade como no resto do Paraná. O mais recente boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atestou que foram confirmados 1.558 casos de dengue. No total de notificações são 5.494, 1.357 das quais foram descartadas; houve 2.579 casos suspeitos.
A situação continua se agravando e o temor aumenta a cada dia que passa, o que se comprova ao ver as filas enormes que se formam diariamente no ambulatório que a Prefeitura instalou ao lado do Centro Cultural, no Centro Cívico...
PARANÁ TEM 88 MIL CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE
Por outro lado, o boletim da dengue divulgado na terça-feira (31) pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 69 óbitos confirmados por dengue no Estado; são 12 mortes a mais que o informe anterior.
Estamos em epidemia no Paraná e o combate ao mosquito transmissor deve ser constante; os números estaduais mostram que a dengue exige alerta diário para eliminação dos criadouros e a população deve estar atenta às medidas preventivas, pois 90% dos focos do Aedes Aegypti estão nos domicílios, alerta a Secretaria Estadual da Saúde.
Os óbitos confirmados nesta semana são de moradores de Foz do Iguaçu, 88 anos, feminino, com quadro associado de hipertensão arterial; Cascavel, 81 anos, masculino, sem fator de risco associado; Florestópolis, 79 anos, feminino, sem outra comorbidade associada; Barbosa Ferraz , 76 anos, feminino, com doença cardíaca, pulmonar e hipertensão arterial; Atalaia, 65 anos, feminino, com hipertensão arterial, insuficiência renal e cirrose; Centenário do Sul, 63 anos, masculino, com doença crônica no fígado; Juranda, 61 anos, masculino, com hipertensão e doença renal crônica; Itaúna do Sul, 60 anos, masculino, com doença renal crônica; Medianeira, 45 anos, feminino, sem comorbidade associada; Primeiro de Maio, 43 anos, feminino, com hipertensão arterial, Rolândia, 16 anos, masculino, sem comorbidade, e Sarandi , 8 anos, masculino, também sem quadro de outras doença associada.
Esse boletim mostra 87.900 casos confirmados de dengue, com um acréscimo de 14,67% em relação a semana anterior, são 11.245 mil novos casos confirmados. O Estado soma 204.807 notificações para dengue e 364 municípios atingidos. Na situação de epidemia de dengue estão 177 cidades e em situação de alerta, estão 32.
SITUAÇÃO ABSURDA!
Em 2018, o Paraná registrava neste mesmo período do ano 2.023 casos confirmados de dengue. Nesta semana, com 87.900 casos, o incremento é de 4.245%!!!
FONTE OFICIAL: Secretarias Municipal e Estadual da Saúde