Imprevisto nas redes sociais provou a importância da internet
Uma mudança na configuração do servidor foi a causa da instabilidade registrada ao longo da tarde e a noite da quarta-feira (13) no Facebook, Instagram e Whatspp, informou o Facebook.
“Ontem, como resultado de uma mudança de configuração do servidor, muitas pessoas tiveram problemas para acessar nossos aplicativos e serviços. Resolvemos agora os problemas e os nossos sistemas estão a recuperar. Lamentamos muito o inconveniente e apreciamos a paciência de todos”, postou o Facebook no Twitter.
A instabilidade afetou usuários dos aplicativos no Brasil e em diversos outros países. Ontem, o Facebook utilizou o Twitter para se comunicar com os usuários. Em um post, o Facebook negou que a instabilidade tivesse como causa um ataque cibernético do tipo “DDoS”, como são conhecidos os Ataques Distribuídos de Negação de Serviço. Esse tipo de ataque sobrecarrega os servidores com uma alta demanda de conexões.
O DIA SEGUINTE...
Ao longo da tarde de quinta-feira, usuários que tentavam acessar o Instagram recebiam como mensagens: “ocorreu um erro” e “tentar novamente”. O Instagram disse estar ciente dos problemas e pediu desculpas. “Sabemos que isso é frustrante, e nossa equipe está trabalhando duro para resolver isso o mais rápido possível”, postou a empresa.
Também houve relatos de dificuldades de uso do Whatsapp. Muitos usuários reclamaram que não conseguem enviar fotos ou áudios no Whatsapp. À Agência Brasil, o Whatsapp disse que estava ciente e que estava tentando resolver o problemas. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar a família de aplicativos do Facebook. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível”, informou a assessoria.
O nervosismo provocado por esse acontecimento prova a importância dessas redes sociais na vida moderna. Comprova a dependência da humanidade ao ficar sem esses velozes veículos de comunicação usados no trabalho, na comunicação entre si, na procura das notícias do dia a dia e para o entretenimento.
Se poucas horas causaram desespero, imaginem se a internet – e as redes sociais – deixassem de existir??? Hein srs. donos e editores de jornais ultrapassados que não se conformam com seu declínio diante da superioridade da web como veículo máximo de comunicação destes novos tempos??? (ITALO FÁBIO CASCIOLA)