Guardas Municipais recebem arma de choque pelo Conseg
O último item, parte de um projeto total de R$ 400 mil destinados à Guarda Municipal de Umuarama pelo Ministério Público do Trabalho, através do Conselho Comunitário de Segurança, foi adquirido na semana passada.
Trata-se das pistolas “Spark”, de descarga elétrica (arma de choque), que já estão à disposição e podem ser utilizadas, uma vez que, os guardas passaram por treinamento. Foram investidos recursos na ordem de R$ 22.300, repassados pelo Conseg à GM.
As armas, classificadas como não letais, se juntam a outros equipamentos já utilizados pela Guarda Municipal, e que foram comprados e repassados pelo Conseg, com recursos oriundos do MPT, como o Bastão Retrátil e “kit Spray”, armas não letais.
Dentro do projeto encaminhado pelo diretor Valdinei Rissato, foram adquiridas também armas letais, como a Espingarda Calibre 12 e as pistolas .380, que já estão sendo utilizadas.
O presidente do Conseg, Elizeu Vital, diz que neste ano foram ainda repassados à Guarda Municipal, dois veículos Spin, caracterizados como viaturas e duas motocicletas Teneré, além da instalação de nova Central de Radio Comunicação da GM, em sistema digital e uma Central PABX.
“Estamos buscando recursos, junto com o diretor Risssato, para a reforma dos módulos policiais no centro da cidade”, informou o presidente do Conseg. Vital disse ainda que conversou com o prefeito Celso Pozzobom sobre a realização de concurso para aumentar o efetivo da Guarda. “O prefeito nos disse que o processo para a realização do concurso está em fase de conclusão e isso é muito bom”, comemorou o presidente do Conselho.