Com a alta do dólar, panetone fica até 10% mais caro neste ano
Os panetones estão chegando aos supermercados mais caros neste ano. A estimativa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) é que o produto custe até 10% a mais aos consumidores neste Natal.
A temporada de venda de panetones está começando. A disparada do dólar, entretanto, deve encarecer o produto e, por consequência, reduzir o ritmo de vendas.
O preço mais alto combinado com o desaquecimento da economia deve impactar as vendas de panetone neste Natal. A projeção da Abimapi é que o crescimento em volume e faturamento fique em torno de 8%, um porcentual menor que o verificado em 2017. No ano passado, o setor registrou um aumento de 13% em volume – alcançando 40 mil toneladas – e de 15% em valor – atingindo uma receita de 600 milhões de reais.
O motivo é a alta do preço da farinha de trigo, que tem sofrido os impactos diretos do aumento no trigo, puxado pelo dólar em ascensão.
Segundo Claudio Zanão, presidente da Abimapi, o impacto da farinha de trigo nos preços de produção chegou a 20% nos meses de julho, agosto e setembro. O repasse ao consumidor deve ser de metade desse percentual e vai variar de 5% a 10%.
Mesmo com a alta, as perspectivas de vendas são boas. Elas devem ser 8% maiores do que em 2017. Na avaliação de Zanão, em plena crise, esse é um setor que tem a comemorar já que, entre 2016 e 2017, a alta nas vendas foi de 13%.