Farmácias podem voltar a receber contas de água e luz
A secretaria de Estado da Saúde publicou nesta semana resolução que autoriza as farmácias a receberem pagamento de contas de água, luz ou outros serviços de faturamento em seu estabelecimento. A resolução nº 444/2018 revoga o artigo 65 da resolução anterior (590/2014), que impedia esse tipo de atividade.
“A medida foi necessária para beneficiar a população que reside em regiões com dificuldades de acesso a serviços bancários, de correios ou afins. Como as atividades financeiras não eram permitidas em farmácias, as equipes de vigilância sanitária municipais precisavam autuar os estabelecimentos que ofereciam os serviços. A partir de agora isso fica corrigido”, disse o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi.
O diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, explica que este novo serviço não implica em risco sanitário nas atividades da farmácia, pois não é oferecido na área de dispensação dos medicamentos.
O diretor ainda acrescenta que as farmácias vão continuar com as atividades normalmente. “Toda parte de aplicação de injetáveis, assistência farmacêutica ao paciente e orientações continuam. Estamos apenas ofertando um serviço a mais, visando a benfeitoria da população que, por algum motivo, não tem acesso a bancos, lotéricas ou outros estabelecimentos para pagar seus documentos”, termina Santana.