Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
UI, ADORO!
O segredo da batata frita perfeita!
Dicas para ter o sabor e a textura ideais
Publicado em 10/09/2018 às 19:18 Ítalo
O segredo da batata frita perfeita!

Todo mundo A-DO-RA batata frita. Para acompanhar uma refeição ou como petisco acompanhando bebidas geladas, a batata frita é o acompanhamento ideal para qualquer hora.

Para que ela fique sequinha e crocante por fora, macia por dentro e com sabor incomparável, é preciso seguir algumas dicas:

Os tipos Batata Baraka ou Batata Rosada (também conhecida como Asterix ou Portuguesa), são as melhores batatas para fritar. Elas têm pouca umidade e seu interior “mais sequinho”, cheio de amido, faz uma batata frita crocante.

Para fritar, o melhor formato é “palito”. A espessura de aproximadamente 1 cm. Faz com que a batata seja frita por todos os lados, sem deixar cru o interior.

Duas maneiras de realizar o preparo da batata antes de fritar podem ajudar:

1- Somente lave as batatas antes de descasca-las. Ao descascar e picar não volte a lavar as batatas, pois o amido (o líquido branco que sai da batata) reage bem ao óleo quente e é ele quem dá crocância à batata frita.

2- Após picar as batatas, deixe-as de molho em uma solução de água e vinagre ou água e álcool. Escorra o excesso de água e despeje as batatas picadas sobre um pano limpo. Retirado todo o excesso de umidade, a batata estará pronta para fritar. Tanto o vinagre como o álcool são inflamáveis, portanto seja cuidadoso ao manipular esses líquidos na cozinha. Sobre a batata, eles favorecem a fritura produzindo batatas muito mais crocantes.

Todos esses cuidados não serão eficazes se o óleo não estiver bem quente. É o contato do óleo com o amido da batata que forma rapidamente uma crosta crocante, cozinhando o interior de cada batatinha.

Para fritar com eficiência, o óleo precisa estar a aproximadamente 180°C. Para saber se é o momento certo de fritar, jogue apenas um palito de batata e observe se muitas bolhas se formam rapidamente ao redor da batata. Se assim for, é possível jogar mais.

Mexa apenas duas vezes durante todo o processo de fritura. Ficar mexendo a batata a todo o momento é a melhor maneira de fazer com que ela fique molenga e encharcada.

Quando as batatas estiverem douradas, escorra o óleo em uma peneira ou cesto de fritura por aproximadamente um minuto. Depois despeje as batatas sobre papel absorvente e polvilhe sal.

Sirva as batatas ainda quentes.

Onde encontrar?

Tudo o que você precisa para fazer batatas fritas deliciosamente crocantes, você encontra na Rede de Supermercados Planalto! Aproveite as ofertas do 60º aniversário Planalto.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também