Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - MAIOR FARMACIA ONLINE DO BRASIL
Anúncio - Móbile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - campanha nova mobile
Anúncio - banner rodape
COMER PARA AQUECER
Alimentos termogênicos: O que são e por que usá-los?
Conheça alimentos que aumentam a temperatura corporal e ajudam a driblar o frio
Publicado em 14/05/2019 às 08:00 Ítalo
Alimentos termogênicos: O que são e por que usá-los?

Com as baixas temperaturas o nosso paladar tende a buscar alimentos com alto índice calórico para manter a energia e a temperatura corporal em ordem.

Existem também alimentos “especialistas” em aumentar a temperatura corporal e ajudar o organismo a driblar o frio. São chamados alimentos termogênicos. Eles fazem com que o organismo gaste muita energia para digerí-los e, por esse motivo, auxiliam no processo de emagrecimento.

Veja algumas opções de alimentos para aquecer as noites frias do inverno que vem por aí:

Chá

As infusões a partir de folhas, flores e frutas imersas em água quente como hortelã, camomila, abacaxi, gengibre, entre outros combinam com dias frios. Essas bebidas também podem diminuir as taxas de colesterol, melhorar o sistema imunológico, proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol, prevenir doenças cardiovasculares, câncer, cáries, entre outros problemas e ainda têm potencial emagrecedor.

Gengibre

Estudos mostram que o gengibre está ligado ao aumento da termogênese, uma vez que auxilia na inibição de hipotermia induzida por serotonina.

A raiz também proporciona benefícios para a saúde porque conta com o gingerol. Este composto exerce funções antioxidantes, antifúngicas, anti-inflamatórias e inibe a agregação das plaquetas, evitando o aparecimento de trombos. Ainda ajuda a tratar processos inflamatórios como a obesidade e a gordura localizada.

Ele pode ser consumido cru ou refogado em saladas, molhos, acompanhado de legumes, batido com sucos e até chás.

Pimenta

Por ser um termogênico a pimenta pode acelerar em até 10% o gasto calórico de uma pessoa.

Estudos mostram que o consumo de pimenta estimula a atividade do sistema nervoso simpático, aumentando a mobilização de lipídios do tecido adiposo. De acordo com as pesquisas, 0,9 gramas de pimenta vermelha nas principais refeições já apresenta benefícios, ela pode ser consumida crua ou em pratos quentes.

Canela

canela aquece porque aumenta o nosso gasto energético. A especiaria possui ação anti-inflamatória e boas quantidades de cromo, nutriente responsável pela melhora da sensibilidade à insulina e no controle da glicemia sanguínea.

Pode ser usada em bolos, tortas, chás e outras bebidas quentes.

Castanhas

Os frutos oleaginosos como castanhas e nozes são ricos em gorduras do bem. Em geral, são ricos em selênio, importante elemento antioxidante que protege o corpo de diversas doenças inflamatórias típicas do envelhecimento, como a atrite e a gota.

Estes e outros deliciosos alimentos vão aquecer as suas refeições neste inverno.

Você pode encontra-los na Rede Planalto de Supermercados!

Por Anita Leite

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Interno Anúncio - Dentista
Comentários
Veja também