Trilha Da Historia
COMO SURGIU O BELO NOME DA CIDADE DE UMUARAMA?

Em 1975 tive a honra de entrevistar o pioneiríssimo Raimundo Durães, quando veio à cidade para receber a mais preciosa homenagem que ele merecia, pois foi quem batizou a Capital da Amizade! Na ocasião ele foi homenageado com a cidadania honorária de Umuarama numa grande festa!
A pergunta especial que eu havia reservado para o lendário corretor e desbravador do sertão do Paraná não poderia ser outra: “Porque o senhor escolheu o nome ‘Umuarama’ para batizar a cidade?”.
Depois de uma sonora gargalhada ele falou categoricamente: “Pensei que você não ia perguntar isso...”. Fez uma pausa, olhou para o alto e, como que viajando pelo passado, contou o segredo tão aguardado em detalhes: “Um certo dia, alguns anos antes de eu vender estas terras para a Cia. Melhoramentos, viajei para Ribeirão Preto a negócios. Me hospedei num belo hotel que existia no centro daquela cidade, me disseram que era o melhor. Mas o que me atraiu não foi o luxo, mas o nome: Umuarama. Fui perguntar para o gerente qual era o significado dessa palavra, que eu nunca tinha visto. Ele disse que os donos do hotel, que tinham uma bela mansão em Campos do Jordão, haviam copiado o nome de um hotel-colônia de férias de uma universidade de São Paulo (o Mackenzie College) que existia lá. E disse que ‘Umuarama’ significava ‘casa dos amigos’ (o próprio gerente não soube explicar direito o significado, mas me deu a pista)”.
E continuou o relato: “Depois é que fui saber que era ‘um lugar ensolarado especial para o encontro de amigos’. Na hora, lembrando que eu tinha esta vasta área de terras aqui e sonhava um dia abrir uma cidade, descobri que já tinha o nome: UMUARAMA. Depois, resolvi vender as terras para a colonizadora, que também comprou outras áreas de alguns proprietários ao redor das minhas, para fundar a nova cidade. Como a Cia. Melhoramentos não tinha estrutura e experiência no ramo, fiquei satisfeito em fechar o negócio. Mas fiz uma exigência: tem que se chamar UMUARAMA! O Dr. Hermann (Moraes de Barros, presidente da colonizadora) também gostou da sugestão e aceitou feliz a idéia!”.
Arrematou a história o desbravador Raimundo Durães: “Como havia prometido, no dia 26 de junho de 1955, um dia frio de lascar com ameaça de geadas, vim aqui para participar da instalação de Umuarama. Fui à solenidade no escritório da Companhia, na missa campal, na inauguração do aeroporto e, claro, comemoramos juntos na festa que teve ao lado do aeroporto durante o dia inteiro”.
Nunca mais encontrei Raimundo Durães, ele não voltou a Umuarama depois daquela data de nosso encontro. “Raimundinho”, simpatia e simplicidade em pessoa, virtudes dos grandes homens, daqueles que passam pela vida construindo a História. Gente que realmente faz e merece ser lembrado para todo o sempre. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
Foi o nome deste hotel situado no centro da cidade paulista de Ribeirão Preto que inspirou o batismo da nova cidade que seria fundada no noroeste do Paraná em meados do século passado... A imagem é recente e mostra que hoje ele está em ruínas, depois de muitas décadas em atividade.
E o nome daquele hotel foi inspirado no hotel-colônia de férias da famosa Universidade de São Paulo (o Mackenzie College), localizado em Campos de Jordão, um paraíso do turismo do Estado de São Paulo!
FOTOS: Reproduções: Colônia de Férias do Mackenzie College/Sem autoria