Trilha Da Historia
O LUGAR MAIS FELIZ PARA O ENCONTRO DOS AMIGOS!
Indiscutivelmente, o Lago Aratimbó é um dos principais cartões postais de Umuarama. Ele é conhecido nacionalmente, porque é roteiro dos turistas que visitam a cidade, bem como de caravanas de residentes fora do Paraná que vem a Umuarama para participar de grandes acontecimentos políticos, comerciais, empresariais e de outras naturezas, e aproveitam os momentos de folga da agenda para visitar esse parque ecológico.
Para os umuaramenses, então, ele está presente na vida de todos pois ali se tornou o ponto preferido para o encontro das famílias e dos amigos nos fins de semana, feriados e de confraternizações de entidades da sociedade local. Gente de todas as idades, principalmente crianças e aposentados, encontram diversas atrações para se distrair e divertir nos belos cenários formados por imensos gramados e árvores. E para colorir essa área encantada da urbe há milhares de flores de diversas espécies que emolduram a grande represa.
Outra atividade que virou tradição são os piqueniques promovidos pelas famílias que começam antes da hora do almoço e duram o dia inteiro… Por falar em comes e bebes há ainda os carrinhos de sorveteiros e vendedores de doces caseiros e salgadinhos que ganham a vida vendendo suas delícias para os frequentadores do lago. Enfim, o Lago Aratimbó é palco da alegria e da socialização para os 120 mil habitantes desta bela Capital da Amizade!
UM JACARÉ, O HABITANTE MAIS FAMOSO DO LAGO!
O Lago Aratimbó tem uma longa história, afinal ele foi inaugurado no dia 31 de dezembro do ano 2.000… E lá se vão quase vinte e cincos anos de existência! Para registrar tudo que já aconteceu ali naquele amplo espaço de quase 30 mil metros quadrados seria preciso milhares de palavras na extensa narrativa, mas vou tentar resumir esta prosa.
Construir esse belo cartão postal ecológico foi uma brilhante ideia do então prefeito Fernando Scanavaca (que neste momento exerce seu terceiro mandato!).
No decorrer dos anos o lago passou por várias grandes modificações devido ao aumento da urbanização ao seu redor e também para ser protegido da erosão e do lixo derramado pela comunidade e impulsionado pelas chuvas via redes de esgotos.
As suas águas são habitadas por vários tipos de peixes juvenis, das espécies lambari, piau e curimba; e constantemente acontecem ações de repovoamento. Com tantos peixes, o lugar também virou fonte de alegria para aqueles que tem nas pescarias seu passatempo predileto. Nos fins de semana o lago fica lotado de pescadores.
Outro encanto do Aratimbó são os diversos tipos de belas aves como as garças, patos e gansos, que além de embelezar o lago alegram os olhares dos umuaramenses, principalmente aqueles apaixonados pela arte fotográfica. E tem ainda, mas com certa raridade, as capivaras que aparecem (e desaparecem) sem avisar. Nadam por todos os lados dando um verdadeiro espetáculo de veloz natação para as plateias humanas! Além de belas, elas são divertidas, mas ariscas e fazem questão de rodar pelo centro do lago distante das beiradas onde o pessoal está acomodado tomando umas e outras geladas…
Mas, sem dúvidas, o bicho que marcou época foi um robusto jacaré que apareceu no começo da década de 2010. Durante longo tempo ele habitou o Lago Aratimbó, circulando pelas águas ou pelos gramados e se alimentando de peixes. Ele não demonstrava perigo, até havia gente que levava peixes para ele em bacias colocadas à beira da represa. Ele ia lá, calmo e esfomeado, e comia tudo…
Havia momentos em que o jacaré ficava preguiçosamente deitado nas areias de uma prainha que existe num lado do lago. Ele virava um ‘artista’ e todo mundo ia lá para tirar fotos de recordação. Claro, guardando uma certa distância para evitar sustos ou até mesmo ter que sair correndo dele… Mas nunca aconteceu nada com os humanos, afinal ele nem ligava para as câmeras fotográficas.
Mas, numa tarde, ocorreu o que ninguém esperava! Um cachorro pitt bull apareceu por lá e quando viu o jacaré resolveu partir pro ataque. A reação do jacaré foi veloz e violenta: em questão de poucos minutos matou o cão! E rapidamente voltou para as águas e mergulhou profundo indo para bem longe de onde aconteceu a tragédia!
Por conta desse acontecimento decretaram a retirada do jacaré do Lago Aratimbó: A autorização desse ato partiu do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em 19 de fevereiro de 2015, atendendo denúncia exigindo providências urgentes emitida pela Prefeitura de Umuarama. O fim da história do réptil: ele foi encaminhado para um zoológico em Dois Vizinhos, no oeste do Paraná. E nunca mais se falou nisso…
PALCO DE GRANDES E FESTIVOS EVENTOS…
Pelo seu imenso espaço a céu aberto possibilitando acolher multidões, o Lago Aratimbó foi eleito como o preferido para sediar todo tipo de festividades de grande porte de Umuarama. Principalmente em épocas de calor intenso quando nesse recanto ecológico se podem saborear brisas e temperaturas agradáveis, o que não acontece em recintos fechados como clubes ou ginásios esportivos.
A lista de promoções especiais da cidade é enorme: Festa das Nações, a Expoflor, a Feira de Artesanato, o Arraiá do Lago com danças e comidas típicas e distribuição de pipoca para a criançada. Os shows que já aconteceram ali são incontáveis e dos mais diversos gêneros musicais. Todos com recordes de fãs!
Também houveram exibições de filmes em telões gigantes ao ar livre e shows de palhaços. Também foram sucesso apresentações de grupos de dança e teatro. Enfim, o Aratimbó é uma gigantesca praça da alegria!!!
PINHEIRO GIGANTE NO NATAL ENCANTADO!
Para dar um colorido especial a esta reportagem é importante lembrar a realização do Natal Encantado, com diversas atrações celebrando essa data em grande estilo. O lago ganha um brilho espetacular com a instalação de um pinheiro monumental, com altura equivalente a um prédio de 10 andares com milhares de lâmpadas coloridas. É tão fascinante que dá pra ver a árvore eletrônica de enormes distâncias! Ele é tão bonito que, depois de aceso, imagens suas ‘navegam’ aos milhares pelas redes sociais divulgando Umuarama em todas as direções do planeta!
E no Natal do ano passado aconteceram noites emocionantes com os shows das águas dançantes – e, merece registro, que Umuarama ganhou a estrutura completa e permanente de uma fonte de águas dançantes no Lago Aratimbó, que será acionada durante os grandes eventos que acontecerão naquele recanto turístico.
Completando esta narrativa histórica acrescento que todos os espaços, ao redor do lago, durante as festividades natalinas de Umuarama são ocupados por barracas servindo todos os tipos de cardápios gastronômicos. Todas iluminadas com cores vibrantes e com equipamentos sonoros tocando músicas natalinas maravilhosas. Essas festas costumam ir até o raiar do sol do outro dia, com a galera amanhecendo feliz no lugar encantado para o encontro dos amigos! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
Piqueniques das famílias umuaramenses são uma tradição dos fins de semana naquele recanto ecológico (Foto: Escola Adventista)
O Aratimbó se tornou famoso pela presença de aves fantásticas, como os divertidos gansos e as belas garças, que proporcionam imagens maravilhosas para os apaixonados pela arte fotográfica (Foto: Mayara Cristina).
O Natal Encantado é o maior evento que acontece no Lago Aratimbó! A gigantesca árvore, com milhares de lâmpadas coloridas e uma estrela vermelha, é realmente fantástica!!! (Foto: Prefeitura)
A grande novidade no lago é o Show das Águas Dançantes, que estreou no Natal passado e agora será permanente pois agora Umuarama possui toda a infraestrutura da fonte luminosa... (Foto: Prefeitura)
Em passado recente um personagem que ficou famoso foi um jacaré, que durante anos viveu nas águas do Lago Aratimbó. Ele era um dos principais atrativos daquele recanto turístico de Umuarama.
O Lago Aratimbó é um cartão postal ecológico gigante: é um amplo espaço de quase 30 mil metros, um verdadeiro paraíso reunindo as belezas da Natureza... (Foto: Prefeitura)
As capivaras são recordistas absolutas em popularidade no lago da Capital da Amizade! Elas são amadas por multidões de todas as idades, principalmente as crianças... Mas elas não vivem permanentemente lá, aparecem e depois desaparecem; passa o tempo e elas voltam! (Foto: Mayara Cristina)