Trilha Da Historia
UMUARAMA, QUANDO FOI FUNDADA, JÁ VIVIA NA ‘ERA DO JATO’
Antes mesmo de ser oficialmente fundada em 1955, Umuarama já tinha construído seu aeroporto, que funcionou como primeira porta de entrada da futura cidade quando ainda não existiam rodovias...
Muita gente, principalmente a galera das novas gerações, quando ouvem dizer que no século passado já existia o transporte aéreo neste interior paranaense ainda em tempos de desmatamento para abrir o território, duvidam.
Mas é verdade, Umuarama já tinha avião aterrissando e decolando todos os dias antes mesmo da cidade ter sido fundada – estava na fase pré-execução do projeto urbano! Inclusive, é importante destacar que nos antigos tempos da fundação e colonização, foi o transporte principal pois não existiam nem em sonhos as rodovias que temos hoje.
Dois anos antes mesmo de ser fundada, em 1953, quando este território ainda era coberto inteiramente pela gigantesca mata verde, Umuarama já tinha o aeroporto, com uma extensa pista de terra…
Acreditem, é verdade! Nos antigos tempos da fundação e colonização – quando ainda não haviam estradas e, mesmo depois que foram abertas, alagavam em dias chuvosos – foi o avião foi o meio de transporte principal…
Acontece que, para iniciar a execução do projeto urbanístico da nova cidade, a colonizadora Cia Melhoramentos Norte do Paraná precisava trazer a sua equipe de engenheiros, agrimensores e técnicos que iniciariam os serviços de abertura da grande área para depois iniciar as vendas de terrenos na futura cidade.
A aventura começou em viabilizar a vinda desse numeroso grupo de trabalho. De ônibus era impossível, pois a primeira estrada no meio da selva – estreita e de terra – mais parecia uma trilha, tornava uma viagem um pesadelo que as vezes durava dias… Isso com tempo bom, se chovesse era completamente impossível.
Diante da falta de vias de transportes, a colonizadora teve que executar sua primeira grande tarefa. Abrir um amplo espaço na mata e construir um aeroporto, no local onde até hoje o atual e moderno ponto de descida e decolagem das aeronaves.
TAREFA LEVOU MAIS DE DOIS MESES
Trabalhadores braçais armados de enxadões, enxadas e pás – ainda não haviam motoniveladoras nem tratores, claro – fizeram a ampla pista, larga, toda de terra… Enfim, a mega tarefa estava concluída. E eis que aconteceu a histórica chegada das máquinas voadoras. Pareciam andorinhas descendo uma a uma, eram vários aviões barulhentos aterrissando lotados pelos funcionários da Cia Melhoramentos, fretados pela própria colonizadora.
E essa rotina se repetiu diariamente conforme os serviços foram avançando, até a antiga trilha ter sido alargada e virado uma estrada com possibilidades de viagens de ônibus, caminhões e jeeps. Enquanto isso, os que haviam chegado antes instalaram os acampamentos para hospedar os funcionários e depois construíram galpões onde trabalharia o staff que coordenaria e dirigiria a execução das obras – um amplo escritório de madeira.
INAUGURAÇÃO DO AEROPORTO EM 1955
O aeroporto só foi oficialmente inaugurado no dia 26 de junho de 1955, logo após a Primeira Missa celebrando a fundação da nova cidade realizada no centro, onde hoje está situada a atual Igreja Matriz mas que naquele tempo era apenas um terreno vazio…
Foi um acontecimento épico, todos que trabalharam na construção da pista estavam lá no aeroporto comemorando ao redor de uma placa indicando que ali começou UMUARAMA. Todos cantaram felizes e emocionados o Hino Nacional e depois teve um festão no meio da mata, ao lado da pista, com direito a churrasco e bailão…
Para muitos vai parecer incrível esta narrativa que faço, mas avião foi o primeiro meio de transporte usado naquela metade do século passado para iniciar a História desta maravilhosa Capital da Amizade do Brasil. E as primeiras companhias aéreas foram a Real seguida da Sadia, que possuíam modernas aeronaves da época, ligando esta nova cidade aos grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Merece registro também que elas anunciavam nos grandes veículos da mídia impressa de então a sua rota para Umuarama, fato muito comemorado pela população pois a cidade ganhava valiosa divulgação nacional, que muito contribuiu para as vendas de terras e a atração de investidores paulistas e até mesmo estrangeiros – japoneses, libaneses, italianos e portugueses que viviam em outras áreas do Brasil e ficaram entusiasmados com o surgimento desta nova área agrícola, que depois seria o reino do Ouro verde, a cafeicultura.
Se hoje navegamos em tempo real pela internet, no passado voávamos nas asas daqueles gigantes barulhentos que faziam a cidade parar para ver a sua chegada triunfal, levantando alta poeira naquela pista que dava pra ver daqui do centro… Emoções épicas de quem viveu essa História! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)
FOTOS: Acervo de Italo Fábio Casciola
Na ponta da pista de terra aconteceu no dia 26 de junho de 1955 a inauguração oficial do aeroporto. O local é o mesmo do atual campo de aviação.
As linhas aéreas pioneiras foram a Real (foto) e a Sadia, que na época possuíam os mais modernos aviões de carga e de passageiros. Assim Umuarama estava conectada com os grandes centros brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.
Umuarama ficou conhecida nacionalmente graças às poderosas campanhas publicitárias das companhias aéreas nas revistas e jornais de maior circulação no País. Este anúncio foi publicado na revista Realidade, que tinha uma tiragem de mais de 1 milhão de exemplares!
Este era o famoso Dart Herald da Sadia, considerado na época o mais moderno avião de passageiros em meados do século passado.
O grande avião da Sadia aterrissando na pista do aeroporto de Umuarama, construída pelos engenheiros e operários da colonizadora Cia Melhoramentos. Era rústica, de terra, num tempo em que não existia asfalto, e para pousar ou decolar os pilotos tinham que ser experts para evitar possíveis acidentes... Observem ao fundo da imagem a floresta ainda intocada.