Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banne topo
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
SILÊNCIO!
Sem folia: Em Umuarama o Carnaval não existe mais!
Parece até que a pandemia não acabou: todo mundo fica em casa!!!
Publicado em 07/02/2024 às 11:10 Ítalo
Sem folia: Em Umuarama o Carnaval não existe mais!

Papo reto e direto ao assunto! Entre tantas tradições que desapareceram em Umuarama no decorrer dos tempos uma que merece ser lembrada sempre é o Carnaval! No século passado, durante décadas, o Rei Momo e sua galera feliz reinaram felizes...

Os desfiles na Avenida Paraná eram retumbantes, gerações de umuaramenses participaram das grandes festanças no centrão da Capital da Amizade. Várias escolas de samba existiram, todas admiráveis e que arrancavam gritos de alegria e aplausos das multidões que compareciam para ver dezenas de blocos de foliões descendo em ritmo de samba...

Não vou me referir a detalhes nem a nomes das agremiações carnavalescas, mas ao fato de que é difícil de acreditar que uma tradição tão forte sumiu de repente na virada do ano 2000 e ninguém mais falou do assunto...

Apesar da paixão que reinava em torno da folia, ninguém de fala expressiva cobrou a volta dos desfiles e nem tentaram reanimar as escolas de samba a retomarem seu lugar de estrelas nesse evento que era destaque nos calendários cultural, social e artístico da cidade. E ficou tudo por isso mesmo, sempre com aquele repetida cantilena de que ‘o tempo passa e a vida muda’.

Na semana carnavalesca nos bares, clubes, encontros de famílias e até nos botecos da velha estação rodoviária tocavam em alto e bom som as marchas carnavalescas famosas. Era Carnaval dia e noite, devidamente regado com cervejas e pingas em escala industrial...

Os clubes sociais que promoviam bailes para a ‘alta sociedade’ e para os ‘classe média’ hoje não estão nem aí para a folia. Seus salões, que antes tremiam com a galera sambando, hoje estão mofando, fechados, melancólicos.

Nem parece que ali aconteceram tantos eventos memoráveis que marcaram a vida de tantos umuaramenses. Aliás, diante da agenda vazia de hoje nem parecem que são clubes sociais. No máximo, a turma vai para se banhar nas piscinas – e mesmo assim elas vivem quase vazias.

Hoje, além de nem se falar em folia, nem sequer músicas carnavalescas vão ao ar nesses recantos em que os amigos se encontram para farrear...O que toca mesmo com força total é música sertaneja... É dia e noite e parece que ninguém cansa de ouvir essa choradeira moderna que se tornou hino da novíssima geração. Mas, como disse, em bar tendo pinga e espumosas as horas vão passando!

O mesmo acontece na internet – digo nas redes sociais -, dominada agora nestes dias, além dos sertanejos de plantão, por outros ritmos como funk, eletro brega, hip hop, pagode e outras barulheiras mais!

Verdade verdadeira, os tempos mudaram mesmo... Pergunto aos leitores: mas o cenário mudou para melhor ou para pior??? Fuuui... (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também