Trilha Da Historia
AS ÁRVORES ERAM COBERTAS DE “NEVE DE ALGODÃO!
Assim como em todo o Brasil, onde predomina o Cristianismo, a árvore, além de decorar os lares para as festas natalinas, simboliza a alegria, a paz e a esperança. As famílias, em sua maioria, não abrem mão dessa tradição.
Hoje, com tanta modernidade e facilidade de encontrar enfeites natalinos de todo tipo – inclusive os que usam tecnologia avançada! – decorar a residência para a tradicional festa reunindo a família e os parentes é a coisa mais fácil do mundo... Em poucas horas está tudo pronto para o banquete na virada de 24 para 25 de dezembro.
Antigamente não havia a variedade de artefatos decorativos que existem hoje. E as famílias umuaramenses davam show de criatividade, principalmente as donas-de-casas, para ter ‘árvores de verdade’. Além de enfeitar interior da casa toda, havia dedicação especial para o quintal, onde havia belas e frondosas árvores que durante o ano inteiro brindavam seus habitantes com sombras maravilhosas. E na Ceia de Natal elas viravam vistosas árvores natalinas – os pinheirinhos de hoje viram miniatura perto dessas gigantes...
À tarde, entre as atividades preparando a festança, um determinado tempo era dedicado a uma simples decoração que tinha resultados incríveis. Com a ajuda de escadas, elas rodeavam as árvores e iam cobrindo-as com grandes flocos de algodão branco.
Eles eram cuidadosamente amarrados com barbantes nos galhos evitando que possíveis ventos mais fortes os levassem embora, estragando a decoração.
Em algumas casas, quando conseguiam estrelas de plásticos, depois de pintadas de forte amarelo, eram colocadas em cima da de cada árvore. Caso não encontrassem as de plásticos, iam em alguma carpintaria e encomendavam estrelas de madeira mesmo – que depois eram coloridas de amarelo! A Estrela de Belém não podia faltar...
Mas a grande atração, para completar o cenário natalino, eram os flocos gigantes de algodão que simbolizam a neve. O engraçado era que, como o Natal aqui cai no verão sufocante, a ‘cobertura de neve’ provocava risos de alegrias entre todos os convidados, que faziam um brinde às decoradoras geniais que haviam feito tudo com muito amor e até arriscando cair da escada durante o trabalho...
Nestes novos tempos modernos ninguém mais se lembra disso, a ostentação são os modernos pinheiros iluminados com lâmpadas e pisca-piscas elétricos de todos os tipos. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)