Noticias Da Hora
Mortes de jovens no Paraná cresce mais de 70%
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 nos mais velhos, o número de mortes pela doença entre os mais jovens deu um salto em mais de 70% no Paraná, segundo levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil. No Paraná, a faixa etária que registrou o maior percentual de aumento de mortes em relação à média desde o início da pandemia foi a da população entre 30 e 39 anos, com crescimento de 75% em abril na comparação com o período que vai de março de 2020 a março de 2021.
A faixa etária que vai dos 50 aos 59 anos viu o aumento do número de mortos crescer 59% em relação à média para esta faixa etária desde o início da pandemia. Outra faixa etária que registrou crescimento foi a de pessoas entre 40 e 49 anos, com óbitos aumentando 46% em relação à média desde o começo da pandemia. Elizabete Regina Vedovatto, Presidente do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR) ressalta que os números são claros e demonstram que a vacinação em massa de sua população é o melhor caminho para a crise de saúde pública causada pela Covid-19.
Ainda em crescimento, mas em patamares inferiores, a população entre 60 e 69 anos registrou aumento de mortes de 10% em relação à média desta idade no período, enquanto os números absolutos de óbitos desta faixa etária caíram de 1.489 em março para 1.033 em abril. Nas demais faixas etárias, já vacinadas, o número de óbitos caiu em relação à média desde o início da pandemia, reduzindo 8% na faixa entre 70 e 79 anos, 46% entre 80 e 89 anos, e 71% na população entre 90 e 99 anos.
FONTE: Irpen/PR