Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
O BUSÃO DA ECOLOGIA!
O EcoExpress visita as escolas!
O ônibus leva às escolas de todo o Noroeste conhecimentos sobre o ciclo da água e o saneamento ambiental
Publicado em 23/11/2017 às 14:50 Italo
O EcoExpress visita as escolas!

Escolas municipais de Umuarama estão recebendo a visita do ônibus educativo EcoExpresso Sanepar, que traz à cidade o projeto “Do Rio ao Rio”, entre os dias 20 de novembro e 1º de dezembro.

A ação é articulada com a Secretaria Municipal de Educação e nesta etapa serão atendidos 1.764 alunos dos 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, além de 80 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com uma equipe especializada, o ônibus pretende levar às escolas de todo o Noroeste conhecimentos sobre o ciclo da água e o saneamento ambiental, sob o ponto de vista de que o uso racional da água que abastece as residências e a conservação dos recursos hídricos depende das ações de todos.

“O projeto apresenta os processos executados pela empresa para cuidar da água. Mananciais, captação, tratamento, distribuição, ligações de água e esgoto, tratamento de esgoto e destinação de resíduos urbanos, tudo isso para garantir a qualidade da água dos rios”, explicou o técnico ambiental da Sanepar, Elder Robson Myszkovski.

UMA VIAGEM LÚDICA PELAS ÁGUAS

De forma lúdica e didática os estudantes têm a oportunidade de visualizar uma maquete no interior do ônibus e interagir com os recursos audiovisuais instalados.

O Eco Expresso é um ônibus preparado com maquetes, painéis iluminados e vários recursos para disseminar práticas do cuidado com a água, disseminando práticas de preservação e demonstrando processos do saneamento ambiental.

“O principal objetivo é que os estudantes entendam cada fase do tratamento e, também, como cada pessoa pode e deve atuar para garantir a sustentabilidade desse ciclo”, disse o biólogo e educador ambiental Gean Leme.

“Graças a este projeto, nossos alunos conhecem o caminho que a água percorre até chegar às casas e as etapas de tratamento do esgoto para ser, finalmente, devolvida ao rio. Com a explicação dos processos de disposição e tratamento de resíduos sólidos, fecha-se o ciclo do rio ao rio”, acrescentou a secretária de Educação do município, Maria Clory Zanferrari. O projeto é acompanhado pela professora Elaine Darli Baffilli Hirt, da área de Ciências e Geografia da Secretaria Municipal de Educação.

RIO PIAVA, NOSSA ÚNICA FONTE

O prefeito Celso Pozzobom reforça a importância dos alunos conhecerem o complexo processo de captação, tratamento e distribuição de água, bem como a coleta e tratamento do esgoto, que depois volta para o rio.

“A água é um recurso limitado, ainda mais em Umuarama, que tem no rio Piava a sua única fonte de captação. É necessário conhecer e entender a dificuldade que existe no processo para propagar a preservação, o cuidado, o combate ao desperdício, enfim, as medidas necessárias para que nunca falte esse bem tão precioso nas nossas torneiras”, comentou, elogiando a iniciativa da Sanepar e a parceria com o município, para a educação ambiental.

O ROTEIRO DO ECOEXPRESSO EM UMUARAMA

O roteiro do EcoExpresso Sanepar em Umuarama começou pela Escola Municipal Evangélica na última terça-feira. Na quarta, 22, ele passou pela Escola Cândido Portinari, no Conjunto Sonho Meu, e nos próximos dias visitará as escolas municipais Jardim União (quinta, 23), Tempo Integral (24), Senador Souza Naves (27), Malba Tahan (28), Paulo Freire (29), Rui Barbosa (30) e Escola Sebastião de Matos (dia 1º/12).

www.colunaitalo.com.br

Comentários
Veja também