BOA NOTÍCIA!
Carrões importados mais baratos!
A notícia que agitou a semana e envolve nossa tão querida paixão por carros veio de forma bastante direta: a Organização Mundial do Comércio (OMC) deu um prazo de 90 dias para o Brasil suspender o Inovar-Auto, programa que sobretaxa carros importados e limita sua importação.
De acordo com o relatório divulgado, a OMC considerou que o Inovar-Auto é um subsídio ilegal ao ferir as leis de livre comércio, afetando empresas estrangeiras de forma injusta.
Falar em Brasil e não falar de carros importados é voltar aos tempos sombrios de nossa indústria automotiva. Impossível não lembrar do ex-presidente Fernando Collor “elogiando” nossos carros: “Carroças”, como ele disse ao abrir o mercado para os importados.
COM A SOBRETAXA, O IMPOSTO SOBE PARA 55%
Pois é, mas confesse: você quase não vê importados nas ruas hoje em dia, não é mesmo? Acontece que em setembro de 2011, o então ministro da Fazenda Guido Mantega decretou um acréscimo de 30 pontos porcentuais sobre o Imposto Produtos Industrializados (IPI) dos carros importados, exceto aqueles provenientes do Mercosul e do México. O programa depois foi batizado de Inovar-Auto, e previa instalação de fábricas no Brasil para mais concessões e isenções de impostos.
Veja bem, estamos falando de 30% a mais. Pense que um importado com motor acima de 2 litros pagaria 25% de IPI; Com a sobretaxa, o imposto subiria para 55%. Ou seja, adeus modelo, as montadoras não são malucas, não é mesmo?
Em 2011, o mercado viu um recorde de 199 mil carros importados vendidos no Brasil. Em 2017? A associação dos importados vai comemorar muito se todas as montadoras juntas emplacarem 27 mil unidades...
VENDAS DE CARROS IMPORTADOS VÃO EXPLODIR EM 2018
O governo federal formou um grupo com o objetivo de estabelecer novas metas e objetivos para a indústria até 2030, com temas que passam pela eficiência energética, tributação, investimento em pesquisa e desenvolvimento, tecnologia embarcada e segurança. O fim da cobrança da sobretaxa de 30% do IPI para carros importados já parece ser consenso.
Com o fim do Inovar-Auto, a expectativa para 2018 é de que os carros importados somem pelo menos 60 mil unidades emplacadas. Convenhamos, a notícia é boa para todo mundo, afinal de contas cria novamente uma concorrência em que a qualidade dos produtos, seus preços e condições comerciais é que determinarão sua aceitação ou não pelo público. A boa e velha saudável competição tende a voltar e elevar o padrão exigido pelos consumidores.