Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
O REI DAS SOBREMESAS!
A festa mais doce de Umuarama!
Lovat é sinônimo de prosperidade da fruticultura: o Festival do Morango prova isso!
Publicado em 04/09/2017 às 07:42 Italo
A festa mais doce de Umuarama!

Anotem na agenda para não perder: Nos dias 9 e 10 de setembro acontecerá em Lovat, distrito de Umuarama, a 5ª Festa Sertaneja e Festival do Morango, evento que a cada ano ganha mais participantes e visitantes.

A festa é uma promoção da Associação de Pais, Mestres e Funcionários - APMF do Colégio Estadual Lovat e, a exemplo das quatro anteriores, será realizada na sede da escola.

Lovat é na atualidade um dos maiores produtores de morango da região Noroeste do Estado do Paraná e o Festival do Morango surgiu como forma de valorizar a cultura do campo e incentivar a agricultura familiar. E, para encantar o público, foi acrescida uma programação artística, com atrações de música e dança.

Durante os dois dias da festa, além do produto vendido in natura, são comercializados doces à base de morango, como tortas, espetinhos e trufas. De tão deliciosos, a gastronomia virou um dos maiores atrativos do evento, incluindo inclusive barracas preparando e servindo na hora a deliciosa coxinha de mandioca - salgadinho típico da festa -, além de espetinhos, cachorro quente e pastel.

 

ATRAÇÕES DA FESTA

No sábado, dia 9, a partir das 19 horas, acontecerão uma apresentação de dança e o Concurso Garota e Garoto da 5ª Festa Sertaneja, seguida de música ao vivo e apresentações artísticas.

No domingo, 10, a partir das 15 horas, será realizado o Show de Prêmios. Depois terá muita diversão com as montarias em touro mecânico, cama elástica e barracas da Pescaria e do Correio Elegante.

 

REI DA SOBREMESA E SÍMBOLO DO INVERNO

Todos os anos, quando chegam os dias frios, já se sabe: é tempo de morango! Essa frutinha de forte cor vermelha, doce aroma e pele delicada, atinge seu auge entre julho e setembro.

Indiscutivelmente, o morango no Brasil virou o rei das sobremesas. Seu sabor doce e levemente ácido, domina a arte confeiteira.

Essa popularidade fez com que a cultura do morango crescesse vertiginosamente em várias regiões do País.

Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, no Paraná já são mais de 1.000 hectares de área plantada. Parece pouco, mas agora nosso Estado é o segundo maior produtor da fruta no Brasil.

Aqui na região de Umuarama, estima-se que a plantação de morangos passa de 20 hectares e Lovat se destaca nessa cultura. Os resultados, inclusive, levam técnicos agrícolas a prever que a cultura ainda vai se expandir muito mais nos próximos anos. E para comemorar as boas safras e mostrar a qualidade de seus produtos, os nossos agricultores criaram esse festival. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

Comentários
Veja também