LÁ NO ALTO DO CÉU
ASSISTA O SHOW DA SUPERLUA
Quem gosta de contemplar os eventos astronômicos poderá observar, entre esta quinta-feira (11) e sábado (13), a última Superlua do ano. O último grande show do satélite da Terra em 2022 terá maior visibilidade na noite de amanhã, sexta-feira (12), a partir das 18 horas. Além disso, em alguns lugares do mundo também será possível ver o Saturno perto do nosso satélite.
O fenômeno é raro porque depende de diversos fatores para se formar. O professor de astronomia e física da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Brito explica que a Superlua depende da fase lunar e de uma distância entre o satélite e a Terra específicos.
“A órbita da Lua em torno da Terra é uma elipse. Então há um momento em que está mais próxima da Terra, no que chamamos de Perigeu, quando ela está por volta de 363 mil quilômetros de distância. Quando o Perigeu coincide com a fase de lua cheia, a lua aparenta estar maior angularmente, que é o momento em que ela se torna a Superlua”, detalha o especialista.
De acordo com a Nasa, esta é a terceira Superlua de 2022. Interessados podem acompanhar o momento a olho nu, mas telescópios e câmeras podem ajudar a viver uma experiência mais detalhada da Superlua.
“Quando você olha com o telescópio, você verá detalhes das crateras. Ou quando fotografa com uma câmera que se aproxima razoavelmente (um zoom de 50x), é muito bonito, principalmente no horizonte, quando mistura o satélite com as paisagens”, sugere.