Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
FOGOS DE ARTIFÍCIO:
Reina o perigo nas festas de Ano Novo!
Cuidado ao brincar com pólvora e fogo: eles podem causar sofrimento em milhares de pessoas!
Publicado em 31/12/2021 às 09:26 Italo
Reina o perigo nas festas de Ano Novo!

Tradição nas grandes festas como a que está chegando (Ano Novo), as queimas de fogos de artifício são perigosas e podem causar muito sofrimento – e até mortes! – nas grandes cidades onde não há fiscalização para evitar os acidentes que provocam.

Eles são nocivos aos animais, crianças, meio ambiente, pessoas autistas, pessoas doentes em hospitais e também aos idosos, enfim, eles causam sofrimento em milhares de pessoas em cada cidade onde ainda é permitido esse tipo de comemoração perigosa. Centenas de municípios – e até Estados – brasileiros nos últimos anos aprovaram leis rigorosas para impedir que os fogos de artifício com estampido sejam usados sob a alegação de que eles ‘enfeitam’ e ‘alegram’ festividades populares onde se aglomeram multidões... Especialistas dos mais importantes setores da comunidade brasileira (segurança, medicina humana e veterinária e da saúde pública, educação, ecologia, etc) constantemente procuram informar as populações urbanas das tragédias que causam aqueles que soltam diversos tipos de explosivos – e, pior, esses acidentes graves, inclusive com mortes, tem aumentado a cada ano que passa no Brasil, motivando protestos da sociedade organizada, consciente e inteligente que combate essas práticas abusivas que em muitas cidades ainda acontecem em plena liberdade sem as autoridades se importarem alegando que “não há leis no município que proíbam esse tipo de comemoração”.

FOGOS DE ARTIFÍCIO SÃO PERIGOSOS E INVASIVOS!

Desde o início de dezembro instituições médicas, hospitalares e de segurança pública tem publicado nos meios de comunicação informativos detalhados para que a população passe a adotar fogos de artifício sem estampidos (que não provocam barulho ensurdecedor/assustador) e para que tenham o máximo cuidado ao soltar para o alto esses fogos que contém a perigosa pólvora, respeitando a saúde, o bem-estar e o direito de viver em paz dos demais habitantes de uma cidade.

Coletamos diversas informações, para que o público de Umuarama também adote os mesmos cuidados evitando casos que provoquem sofrimento e tristeza justamente numa data importante como o Ano Novo (a Virada, o Réveillon) aos vizinhos e demais moradores da Capital da Amizade.

FOGOS DE ARTIFÍCIO SÃO PERIGOSOS E INVASIVOS!

- BRINCAR COM O PERIGO É DIVERTIDO?

- Além de crime, soltar fogos não tem nada de divertido. Pode ser altamente perigoso e faz mal não só a quem assume o risco e solta fogos, mas também a quem está a quilômetros de distância.

– PARA OS ANIMAIS, INCLUSIVE OS SILVESTRES:

O barulho dos fogos provoca reações de estresse, pânico e ansiedade. No desespero de fugir do barulho, eles podem ficar desnorteados, agressivos, se machucarem ou fugirem. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada.

– AO MEIO AMBIENTE:

Além do risco de incêndio, a queima dos fogos emite compostos poluentes para a atmosfera, o que é uma forma de poluição do ar, com efeitos também para a saúde humana.

– PARA O SER HUMANO:

Causam estresse nas crianças, nos idosos e nos autistas, incomodam quem está dormindo e doentes nos hospitais. Risco de queimadura de mão e nos olhos, inclusive com perda de visão, amputação de membros e problemas auditivos gerados pelos estampidos. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento.

O simples ato de soltar fogos pode acarretar danos à comunidade, como a crueldade contra animais e crianças, danos ao patrimônio público e privado, poluição sonora, poluição do ar, prejudicando a saúde pública, perturbação da paz.

- PESSOAS AUTISTAS CORREM PERIGO!

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido comumente como autismo, tem entre os seus sintomas a hipersensibilidade dos órgãos dos sentidos, principalmente do sistema auditivo. As pessoas com o transtorno são muito sensíveis aos estímulos externos: sons, imagens, cheiros e, portanto, a pirotecnia as influencia diretamente, tanto que as crianças autistas percebem o ruído como uma verdadeira catástrofe.

Portanto, ouvir e ver o mundo e o céu rodeados de cores fortes e o estourar dos fogos de artifício é um verdadeiro pesadelo terrível para os autistas, sejam eles crianças, adultos ou idosos: “Uma catástrofe. Explosões e ruídos são a coisa mais próxima do fim do mundo para uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, explica o psicólogo e coordenador geral do Instituto San Martin de Porres, Claudio Hunter Watts, sintetizando o que uma pessoa com autismo experimenta a cada vez que uma explosão é ouvida.

Geralmente, eis o que pessoas com autismo sentem enquanto outros celebram com fogos de artifício: um alto nível de estresse e ansiedade; crises de choro, gritos, tentativa de cobrir os ouvidos desesperadamente e ferir a si próprio (automutilação); a perturbação devido aos sons altos aumenta o nível de cortisol no sangue, o que provoca tensão, bem como comportamentos estereotipados e repetitivos; barulhos excessivos por vezes os levam a ter uma atitude agressiva como forma de expressar o mal-estar. Crianças e adultos com autismo, portanto, são pessoas que têm uma sensibilidade maior, a tal ponto que um ruído, tido para a maioria das pessoas como normal, é percebido como algo forte e devastador, de terror, verdadeiro pesadelo!!! Quem gosta dessas explosivas festas, deveria se colocar no lugar dos autistas e sentir a terrível dor que causam!

- FAZEM MUITA GENTE SOFRER...

São inúmeros grupos de habitantes que viram vítimas desse tipo de festas: É preciso evitar e até proibir que continuem certas práticas abusivas, como a perturbação ocasionada a pacientes em hospitais e clínicas.

Também em distância inferior a 500 metros de hospitais, casas de saúde, asilos, presídios, quartéis, postos de serviços, abastecimentos de veículos, depósitos de inflamáveis e explosíveis, reservas florestais, similares e em locais fechados.

ATÉ OS ‘SILENCIOSOS’ SÃO PERIGOSOS!

Muitos acreditam que esse novo tipo de fogos de artifício batizados de ‘silenciosos’, não oferecem perigo. Para quem trabalha em grupamentos de Corpos de Bombeiros não é bem assim: não fazer barulho não significa que eles deixaram de ser perigosos, já que a pólvora e o fogo ainda fazem parte dos artefatos!!! E os acidentes envolvendo fogos de artifício provocam queimaduras graves e dolorosas. Além disso, eles podem causar mutilações, principalmente de dedos ou mão, ou ainda trazer sérios danos à saúde auditiva.

- CUIDEM DOS OUVIDOS!

Nas cidades onde ainda não existem leis que proíbem os fogos ‘barulhentos’, a população deve cuidar bem de seus ouvidos para não ficar surda... Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que os sons acima de 85 decibéis já são suficientes para causar perda de audição. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, o ruído da maioria dos fogos de artifício ultrapassa os 150 decibéis!

EDITOR: Italo Fábio Casciola

FONTES CONSULTADAS: Associações médicas, veterinárias e psiquiátricas, Corpos de Bombeiros, APAEs, Ministério da Saúde e ONGs de Proteção ao Meio Ambiente.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também