TRÂNSITO
Umuarama tem quase 100 mil carros!

Umuarama, como polo econômico regional, possui um trânsito movimentado, principalmente nas vias principais onde funciona o comércio e principais órgãos públicos da comunidade. São tantos os carros, motocicletas e caminhões que muita gente prefere circular por ruas e avenidas distantes do centro para deslocar-se de um ponto a outro com mais rapidez e segurança...
É oportuno mostrar que atualmente a frota veicular em circulação na Capital da Amizade não fica nada a dever a outras cidades interioranas paranaenses. Para se ter uma ideia do crescimento dela vamos aos números: Em 2011 haviam 60.530 veículos registrados em Umuarama. Agora, dez anos depois, comprovamos que houve um incremento de 52,04%, com um salto para 92.033 veículos. Detalhe: Neste ano de 2021, segundo estimativa do IBGE, Umuarama possui 113.416 habitantes.
É ainda mais impressionante a previsão para o futuro: Em 2031 a Capital da Amizade terá 140 mil veículos se continuar neste mesmo ritmo de crescimento...
O PERIGO ESTÁ NAS RUAS...
Se por um lado o grande número de veículos mostra a força econômica de Umuarama, a outra face da moeda causa temor: sair de casa para a escola, trabalho e outras atividades tornou-se uma rotina diária preocupante para os motoristas. Nos últimos cinco anos, o trânsito em Umuarama está menos letal, mas continua fazendo muitas vítimas. Em 2017, foram 16 pessoas que perderam a vida em acidentes na área urbana da Capital da Amizade. Neste ano 2021, com dados fechados até o dia 15 de dezembro, foram 9 vítimas fatais.
ACIDENTES
A quantidade de acidentes também teve uma redução sensível. Em 2017 foram 1.105 contra 922 registrados até o dia 15 de dezembro último. Os números refletem o resultado de um trabalho árduo e contínuo para que o condutor compreenda coisas simples, como porque deve andar com o cinto de segurança preso ou porque se beber deve evitar o volante e optar por outro meio de voltar para casa.
A PANDEMIA AJUDOU A DIMINUIR ACIDENTES...
Por outro lado, vale registrar que a pandemia da covid-19 também contribuiu sobremaneira para a redução dos números de acidentes, pois nos últimos dois anos bares e lanchonetes funcionaram com horário limitado e o umuaramense teve que se adaptar e a ficar em casa!
FONTE: Com informações da Prefeitura de Umuarama