DO TEMPO DA GRÉCIA ANTIGA
O mitológico símbolo da Medicina
Todos nós já vimos médicos vestindo jalecos que possuem estampados na manga ou no bolso frontal uma cobra enrolada em volta de um bastão de madeira. E sabemos que ele é o símbolo da Medicina. Mas o que ele significa?
A ORIGEM DO SÍMBOLO
O símbolo da Medicina, na verdade, é uma serpente enrolada ao bastão de Esculápio, ou Asclépio, nome do deus que simbolizava a Medicina na mitologia grega. Na lenda, Esculápio foi arrancado do ventre de Corônis, sua mãe que havia sido morta, e entregue a um centauro que iria lhe ensinar a arte da cura usando plantas medicinais.
Ainda menino, Esculápio aprendeu tudo muito rápido e seus conhecimentos se tornaram superiores ao de seu mestre. A lenda diz que ele ressuscitava os mortos. Durante uma visita a pacientes, uma serpente subiu e se enrolou no cajado e por lá ficou.
Assim, a mitologia grega o colocou como Deus da Medicina. Mais tarde, seu bastão com a serpente enrolada se tornou o símbolo da Medicina. Nos dias atuais a Organização Mundial da Saúde (OMS) estampa o bastão em sua bandeira.
Mas, à primeira vista, não é fácil de entender porque o símbolo da Medicina é uma cobra. Mas quando é explicado o mistério, tudo começa começa a fazer sentido. O que é visto no logo é uma serpente. Esse animal representa algumas ideias que podem se relacionar à atividade médica.
A troca de pele da serpente, por exemplo, representa a renovação ou o renascimento. Por isso, essa característica é comparada com a cura. O veneno da serpente simboliza o antídoto, o remédio. Ela também pode representar o bem e o mal (a saúde e a doença).
A serpente ainda pode simbolizar o poder, a sabedoria e a ciência e transmissão do conhecimento. Esses significados eram muito comuns na antiguidade, quando cobras eram animais cultuados pela sociedade.
O que significa o bastão da Medicina?
O bastão de Esculápio ou Esculápio pode representar a árvore da vida e o seu ciclo de morte e renascimento, além de também simbolizar o poder.
ATENÇÃO: NÃO CONFUNDA O BASTÃO DE ASCLÉPIO COM O SÍMBOLO DO COMÉRCIO!
Muita gente usa um outro símbolo para representar a Medicina: o caduceu de Hermes. Esse logo, na verdade, possui duas serpentes entrelaçadas no bastão e duas asas na parte superior do cajado. Este símbolo foi representativo para os romanos como forma de equilíbrio moral e boa conduta. Posteriormente, o caduceu de Hermes viria a se tornar o símbolo de outra profissão: as Ciências Contábeis. Ele também simboliza o comércio.
Por ser parecido com o bastão de Esculápio, muitos atribuem o caduceu à Medicina. Essa confusão não pode e nem deveria acontecer, porque segundo o próprio Código de Ética da Medicina, “a Medicina não pode, em qualquer circunstância ou de qualquer forma, ser exercida como comércio” (art. 9º).
O símbolo da Organização Mundial da Saúde, na sede da OMS em Genebra na Suiça; observem com atenção que figura apenas UMA cobra, ao contrário de outro logotipo idêntico que existe mas que possui DUAS serpentes...