ELES CUIDAM DE NÓS!
Eterna gratidão aos médicos!
O dia 18 de outubro é a data de nascimento de Lucas, que escreveu parte do Novo Testamento da Bíblia. Sua família era pagã, mas o mesmo se converteu ao cristianismo. Consumiu a maior parte de sua vida curando as pessoas por onde passava, motivo pelo qual foi estabelecido como Padroeiro da Medicina.
Em homenagem a São Lucas, a data de seu nascimento foi escolhida como o Dia do Médico, profissional que estuda a Ciência e as técnicas para se fazer a cura.
As técnicas de medicina mais antigas são dos povos da Mesopotâmia, bem antes da era cristã. Registros provam que por volta dos anos 1700 e 1200 a.C. já eram realizados alguns procedimentos cirúrgicos. Na mesma época, a Índia era possuidora de técnicas mais avançadas, pois retiravam tumores e cálculos de vesícula.
Mas antes das técnicas medicinais surgirem, a medicina estava voltada para os rituais de magia, sendo que aos poucos foram se desenvolvendo estudos sobre a ciência, sendo adaptados aos recursos da tecnologia. Com o passar dos anos, as especialidades foram surgindo, pois cada vez mais aumentavam os recursos utilizados nos tratamentos. As primeiras áreas foram da psiquiatria, pediatria e cardiologia. Mas o grande salto da profissão foi a partir do século XVI, com a descoberta do microscópio.
Porém, somente no século XX que tivemos grandes conquistas como estudos da genética, microbiologia, bioquímica e outras áreas, onde foram desenvolvidas técnicas minuciosas de avaliação, possibilitando identificar as causas de várias doenças, tornando suas curas mais viáveis. E não parou por aí. Com essas novas descobertas, os campos de atuação profissional também foram se expandindo, sendo que hoje, no Brasil, as especialidades chegam por volta das 52 categorias, segundo aprovação do Conselho Federal de Medicina (CFM).
A Organização Mundial da Saúde define que ter saúde não é apenas não estar acometido por doenças, mas ter condições de manter um estado físico, mental, psicológico e social equilibrados, dando à pessoa mais qualidade de vida.
Os médicos são importantes para garantir a saúde de nossas vidas, pois se prepararam para isso. Dentre seus estudos estão a anatomia – o conhecimento do funcionamento do corpo humano, as doenças, como curar as doenças, como diagnosticar uma doença, como agem as medicações em nosso corpo, podendo administrar os melhores tratamentos possíveis. Por isso, jamais devemos nos automedicar, pois não temos os conhecimentos necessários para isso.
A automedicação pode causar sérios problemas para a saúde da pessoa, além de gerar risco de perder a vida.