Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - Matriculas Abertas
Anúncio - banner móbile
Anúncio - banner rodape
ECOLOGIA
Viagem fantástica ao mundo animal!
Exposição alerta para a preservação da natureza
Publicado em 17/02/2017 às 00:00 Italo
Viagem fantástica ao mundo animal!

Em março Umuarama sediará um evento de primeira grandeza no tocante a um tema que está em debate no mundo inteiro: a preservação do meio ambiente!

Trata-se da exposição fotográfica "Bacia dos Bichos - Um retorno à natureza", que desde o ano passado está percorrendo cidades de Santa Catarina e Paraná.

Através da Fundação de Cultura e Turismo de Umuarama, a “Bacia dos Bichos” estará aberta à visitação no hall do Centro Cultural nos dias 21 a 23 de março, das 8 às 11:30 horas; e das 13:30 às 17:30 horas.

E no dia do encerramento, às 19 horas, acontecerá o lançamento do livro “Bacia dos Bichos” no mesmo local, com a presença dos autores, os fotógrafos Luiz Gonzaga e Sérgio Vercezi, que produziram a obra durante uma incursão realizada ao longo do ano de 2015 e 2016 na Bacia do Rio Paraná.

As viagens pela Bacia do Rio Paraná eram constantes na vida dos fotógrafos, que já navegavam por suas águas, mas o início do projeto focado na captura das imagens destinadas a compor o livro “Bacia dos Bichos” teve início em abril do ano passado.

 

DOIS PROTETORES DA NATUREZA!

Luiz Gonzaga dos Santos Filho, 57 anos, formado em Direito pela UEM – Maringá, iniciou na fotografia em 1973, e desde então vem acompanhando as transformações tecnológicas da área.

A partir de 2008, junto com Vercezi, passou a fazer incursões fotográficas em rios e matas, onde descobriu sua vocação, a fotografia de natureza.

Hoje, com equipamentos sofisticados e investimentos pessoais dedica-se a fotografar a natureza, sonhando em preservar o que vê e documenta para que as futuras gerações possam ao menos ter uma ideia de como era a nossa natureza antes que o “progresso” passasse por aqui. Para ele a Fotografia pode contribuir para preservar o pouco de natureza que nos resta.

Sérgio Vercezi cresceu com a presença de cinemas da família em duas cidade do interior do Paraná, desenvolvendo o encantamento pelas imagens. Depois de brincar com fotogramas diapositivos e cartazes impressos dos filmes clássicos dos anos 60 (El Cid, Bem Hur, Os 10 Mandamentos etc.), aproveitou os primeiros “cruzeiros novos” para comprar uma Câmara Kodak Instamatic e realizar as primeiras fotos e o sonho de possuir seus próprios registros.

Desde o final dos anos 60 vem pesquisando a fotografia na prática e na teoria. Com exigência de conhecimentos profissionais, foi obrigado a estudar Fotografia e tornou-se autodidata no assunto consumindo praticamente tudo que é publicado no Brasil.

A Natureza foi sempre a grande paixão com as primeiras fotos do Pantanal Matogrossense publicadas há quase 30 anos. São milhares de horas dedicadas ao estudo e captura de imagens das mais diversas espécies de flora e fauna, pretendendo contribuir para a preservação. (Portal ITALO)

...............................................................

Galeria
Comentários
Veja também