Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
APROVADO COM NOTA MIL!
Home office já virou hábito no Brasil
8 milhões de pessoas estão felizes trabalhando em casa!
Publicado em 28/09/2020 às 10:30 Italo
Home office já virou hábito no Brasil

O IBGE informou que a população brasileira ocupada e não afastada do trabalho aumentou em 13 milhões de pessoas de maio até a primeira semana de setembro, enquanto o número de brasileiros em home office seguiu estável, estimado em 8,3 milhões. Ou seja, quem adotou esse novo sistema gostou e pretende continuar trabalhando em casa. Isso significa que, depois de oito meses de pandemia no Brasil, acabou se tornando um hábito que satisfaz tanto quem contrata como quem trabalha. Segundo análise na reportagem do jornal Folha de S.Paulo, isso pode indicar que os empregos que estão retornando são os de menor qualificação, sem condições de trabalhar remotamente, ou ainda um sinal da flexibilização da economia pelo País, pois caiu também o percentual de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social. Na primeira semana de setembro eram 3,4 milhões de brasileiros (4,2%) nessa situação, contra 16,6 milhões (19,8%) em maio.

HOME OFFICE É ECONOMIA E TRANQUILIDADE

Trabalhar em casa é o melhor dos mundos para muita gente. Isso porque a satisfação de poder seguir horários mais flexíveis, não precisar se preocupar com o tempo de deslocamento e os gastos durante o percurso do trabalho é um dos maiores atrativos do home office. A partir do momento que o trabalhador tem a oportunidade de realizar suas tarefas em casa, também é possível melhorar a qualidade de vida. Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, onde o trabalhador perde grande parte do seu dia no trânsito para conseguir chegar na empresa, ter a chance de fazer suas tarefas em casa é, sem dúvida, muito vantajoso.

É BOM PARA TODOS!

Para as empresas, investir no home office é uma maneira de reduzir custos, já que existe o corte de gastos com algumas obrigações que o trabalho presencial necessita, inclusive em relação a saúde e segurança do trabalho. E também economizam com aluguéis de salas de escritórios. Mesmo assim, existem normas para essa forma de trabalho, asseguradas pela legislação. De acordo com o artigo 6° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalho a distância deve seguir as mesmas regras do presencial. No entanto, algumas normas foram alteradas, tirando certas obrigatoriedades para maior flexibilização da negociação. Para o home office, o contrato é a maneira de firmar um acordo entre ambas as partes, pois não há a obrigação de controle de jornadas ou despesas gerais.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também