CORIPA:
30 ANOS PROTEGENDO A NATUREZA

Domingo, dia 30 de março, o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência – CORIPA, completou 30 anos. Em 1995, o CORIPA foi o primeiro consórcio público do Brasil criado com a finalidade de conservação da natureza e ao longo dos anos ganhou destaque em âmbito nacional em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
Exemplo de cooperação e gestão socioambiental, o consórcio promove e estimula ações de educação ambiental; trabalha em prol da coibição de práticas predatórias e de degradação ambiental; incentiva a cooperação entre as instituições públicas; propõe políticas públicas aos entes consorciados; contribui com a gestão de resíduos sólidos, arborização urbana, conservação de água e solo; fomenta e apoia o uso público e as atividades turísticas; contribui com os Conselhos Municipais de Meio Ambiente, APA Municipal e Turismo e atua diretamente no planejamento ambiental dos municípios.
Atualmente fazem parte do CORIPA 10 municípios da região noroeste do Paraná, sendo eles: Altônia, Alto Paraíso, Douradina, Esperança Nova, Guaíra, Icaraíma, Maria Helena, Nova Olímpia, São Jorge do Patrocínio e Terra Roxa.
Órgão do poder executivo municipal, pertencente à administração pública indireta, o consórcio fomentou junto ao IBAMA a criação do Parque Nacional de Ilha Grande em 1997, constando inclusive no Decreto de criação da unidade de conservação de proteção integral. Onde na mesma oportunidade foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. O Parque Nacional e a APA, são unidades de conservação geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, com quem o CORIPA possui um termo de reciprocidade para a gestão compartilhada dessas UC's.
Durante esta trajetória várias foram as conquistas alcançadas. Entre elas destaca-se que em 2015 foi criado o Conselho Consultivo do Parque Nacional de Ilha Grande – CONPIG e em 2018 a unificação deste conselho com o da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, formando o Conselho Gestor Unificado Rio Paraná - Ilha Grande - CONIRP, no qual o consórcio esteve diretamente envolvido.
O CORIPA também adquiriu através de emendas parlamentares um rolo compactador e um trator que ficam à disposição dos municípios.
Outra grande conquista do território através deste consórcio foi em 2024 a assinatura do convênio junto a Itaipu Binacional. São aproximadamente R$ 24 milhões de reais que estão sendo destinados à aquisição de equipamentos e ações conservacionistas, sendo as adequações e pavimentações de estradas rurais, reforma e construção de terraços, equipamentos para auxiliar a separação dos materiais recicláveis, veículos 100% elétricos, eletropostos, sistema de geração de energia fotovoltaica, trituradores de galhos, além da contratação de profissionais técnicos que auxiliam os municípios com a gestão dos resíduos sólidos, como também com as ações de manejo de água e solo.
O consórcio conta com um Conselho composto pelos prefeitos dos municípios integrantes e sua sede está localizada no município de São Jorge do Patrocínio.
O prefeito de Esperança Nova, Everton Barbieri, atual presidente do Coripa, ressalta: "São 30 anos de lutas e conquistas e seguimos confiantes e determinados que as ações continuem contribuindo ainda mais com a conservação ambiental, aliado ao desenvolvimento e qualidade de vida para nossa região".
Todas as realizações e sucesso do CORIPA são fruto de um trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos anos, da dedicação de pessoas e instituições, que acreditaram e ainda acreditam que juntos conseguem ser mais fortes e que a conservação ambiental é sinônimo de qualidade de vida e traz desenvolvimento para todo território e para o Brasil.
Editado por Italo Fábio Casciola
IMAGENS:
Foto da Capa: Márcio Amancio/Prefeitura de São Jorge do Patrocínio
- Fotos do Acervo/ICMBio - Divulgação/ Coripa/ Fernando Fávaro) e Shutterstock