Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner rodape
GASTRONOMIA & SAÚDE
Barato, gostoso e faz bem à saúde!
Leiam: A ciência mostra as vantagens de consumir os ovos regularmente
Publicado em 04/08/2020 às 15:42 Italo
Barato, gostoso e faz bem à saúde!

O ovo é um alimento muito versátil: pode ser uma opção low carb para seu café da manhã, acompanhar o arroz e o feijão no almoço ou mesmo participar de alguma receita para um jantar leve. No entanto, seu consumo está sempre no banco dos réus do tribunal alimentar: ora é considerado um vilão da saúde, ora um aliado.

Vejam o que diz a ciência sobre as vantagens de consumir os ovos regularmente:

1. FAZ BEM PARA O CÉREBRO

De acordo com um estudo divulgado no The American Journal of Clinical Nutrition, o ovo melhora o desempenho do cérebro e até mesmo diminui o risco de demências. Isso ocorre devido à presença de um nutriente conhecido como colina, presente na gema do ovo. Ela é fundamental para o desenvolvimento da região cerebral relacionada à memória.

2. AJUDA NA SAÚDE OCULAR

Os ovos contêm nutrientes que contribuem para melhorar a saúde dos olhos. Entre eles, destacam-se a luteína e a zeaxantina - antioxidantes que se acumulam na retina. E os alimentos com essas substâncias, como os ovos, reduzem o risco de catarata e degeneração macular. Um estudo, também do The American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que a gema do ovo possui esses nutrientes e previne doenças oculares.

3. DÁ MAIS SACIEDADE

A presença das proteínas do ovo também é benéfica para o controle de peso. De acordo com pesquisas, o alimento contribui com a saciedade e ajuda a reduzir a ingestão calórica após o seu consumo. Por isso, adicionar os ovos regulamente à dieta pode ajudar a perder peso.

4. NÃO AUMENTA O RISCO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Diversas pesquisas já foram realizadas para comprovar se o ovo aumenta o risco de problemas no coração. Uma revisão de estudos que contou com mais de 260 mil participantes chegou a conclusão de que não há uma associação entre a ingestão de ovos e as doenças cardiovasculares e AVC (acidente vascular cerebral) em pessoas saudáveis.

5. FAZ BEM PARA QUEM TEM DIABETES

Um estudo mostrou que consumir ovos regularmente melhora a glicemia em jejum em pessoas com diabetes tipo 2. Por isso, o consumo é recomendado, desde que com moderação - o ideal é não exceder três ovos na semana. Ter cautela é necessário, uma vez que quem tem diabetes pode ter maior risco de eventos cardiovasculares como infartoagudo do miocárdio ou AVC. Mas o ovo não precisa ser excluído da dieta.

FORMAS DE CONSUMIR OVO

O ovo pode integrar diversas receitas, e essa quantidade também deve ser computada ao calcular quantos ovos você come por dia. O ovo pode ser consumido cozido, frito, em omelete, mexido, além de ser ingrediente de diversas receitas como bolos, tortas, massas, suflês e sobremesas. Eles combinam bem com o tradicional arroz e feijão e também com vegetais.

FORMAS DE PREPARO DOS OVOS:

- COZIDO: é a forma mais simples e nutritiva. O ovo é preparado em água fervente dentro da casca. Após alguns minutos cozinhando, é só retirar da panela e remover a casca. Pode ser temperado com azeite, sal e hortaliças.

- OMELETE: outra forma simples e rápida de preparo é bater os ovos em um prato e acrescentar ingredientes como cebola, queijo e sal. Em seguida, colocar em uma frigideira com um pouco de óleo ou azeite.

- FRITO: bastante simples, a receita exige pouca experiência na cozinha  - é só quebrar a casca e adicionar na frigideira com um pouco de óleo. Depois, acrescenta-se o sal. Porém, é a forma menos recomendada pelos especialistas, pois a fritura atinge altas temperaturas e óleo pode oxidar e gerar substâncias tóxicas para o organismo.

- MEXIDO: os ovos são colocados em uma frigideira com óleo e são mexidos com um utensílio de cozinha, como colher de pau, até ficar bem cozido e atingir a consistência desejada.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também