QUARENTENA + FELIZ!
Café, o melhor amigo na solidão!
Sim, a paixão mundial por café vai além de paladar. Apesar de ser uma bebida extremamente saborosa e complexa, o café possui explicações científicas sobre a sua capacidade de conquistar o paladar de quem experimenta. A ciência do café, assim como ele, é extremamente complexa – e comprova os benefícios da bebida.
Em meio à quarentena e por todos os problemas do dia a dia, uma dose de conhecimento é como um gole de café: revigorante! Pesquisas à parte, a própria pessoa sente um efeito estimulante ao beber e depois de beber... É tão bom, que todo mundo repete a dose várias vezes ao dia. E ficar sem café faz uma falta, hein?!
FALAR DE CAFÉ É FALAR DE QUÍMICA…
Não dá para falar de café sem falar de química. Naturalmente, o cérebro humano, durante o dia, produz níveis de adenosina, uma substância responsável por regular a função cerebral.
O café, por sua vez, possui uma função bastante parecida. A cafeína, substância presente no sagrado pretinho de cada dia, possui a mesma função: controlar a intensidade do seu sono. A estrutura química de ambas substâncias é, inclusive, parecida. É por essa semelhança que a bebida provoca a sensação energizante tão característica e afasta a indisposição.
Então, se a intenção é ter mais energia ao longo do dia, bota café na sua rotina! Se você tem dificuldade para desenvolver atividades em casa, uma xícara generosa é o melhor caminho. Ou seja: garanta um bom café no seu dia a dia e sinta os benefícios.
MUITO ALÉM DA CAFEÍNA!
O café também é rico em antioxidantes, substâncias que atuam no combate à malefícios de radicais livres, responsáveis por causar doenças e envelhecimento. As propriedades presentes na bebida são aliadas contra o câncer e problemas cardíacos.
ENERGIA DE VERDADE? SÓ DEPOIS DE 10 MINUTOS!
10 minutos é o tempo necessário para que a cafeína inicie seus efeitos no corpo humano. Estudo realizado pela Universidade de Barcelona, na Espanha, indicou resultados ainda mais específicos: em 45 minutos posteriores à ingestão, a cafeína atinge seu nível máximo.
A atividade da substância no organismo depende de pessoa para pessoa. Mas o efeito revigorante e energético pode perdurar por até 5 horas.
AS ABELHAS TAMBÉM SABOREIAM…
Levantamentos apontam a presença de cafeína no néctar das flores. É essa a substância responsável por atrair as abelhas. Com o tempo ela pode, inclusive, melhorar a memória do inseto.
Em tempos de quarentena, quando ficar em casa é extremamente necessário, o café é uma ótima companhia. Afinal, seus projetos pessoais e profissionais não podem parar!
FONTE: Ciência Hoje