BELO E EXÓTICO
O raríssimo passarinho ‘bigodudo’
O mundo está repleto de espécies de pássaros. A Mãe Natureza possui filhos emplumados de todos os tipos em todos os continentes do planeta. Mas alguns são raros – melhor dizendo, raríssimos! - e nascem e vivem em um só lugar, sem imigrar para outros espaços.
Entre eles destacam-se os Bearded Reedling e são únicos, pois parecem verdadeiras bolinhas voadoras de finíssima plumagem. Um dos detalhes que mais chama atenção é seu vôo ondulado e não em linha reta como o da maioria das aves. Parecem pequenos meteoritos coloridos rodopiando rapidamente pelo céu azul europeu. Detalhe: eles sempre andam em grupos emitindo trinados suaves e alegres.
São pequeninos, medindo apenas 16 centímetros do bico ao fim da cauda. Suas cores são atraentes, mas o detalhe mais curioso e gracioso de sua beleza são as duas manchas pretas compridas que descem emoldurando o bico dos machos, dando uma aparência de bigodes (alguns insistem em confundir com barba - fosse assim, as manchas teriam que estar abaixo do bico e descendo pelo peito).
O Reedling só existe na Europa e, segundo especialistas em pássaros, eles vivem apenas na Inglaterra. Eles não imigram para outros países, pois preferem o clima e o tipo de alimentação que existem ali em sua terra natal. A população desses pássaros é de pouco mais de 500 pares e está em grande parte confinada numa preservada reserva natural em Leighton Moss, no norte de Lancashire, onde existem lagos, rodeados por áreas úmidas cobertas de canaviais e juncos.
Esse é o habitat do belo Reedling, que no inverno se alimenta de pulgões que andam pelos juncos (plantas que possuem caules cilíndricos com três fileiras de folhas, com flores miúdas e vagens com sementes escuras) e no verão com as sementes delas. Assistam o vídeo e curtam momentos especiais que alegrarão seus olhos protagonizados por esses passarinhos maravilhosos!
TEXTO: Italo Fábio Casciola
Edição: Thais Polesi
FONTE: Livro Systema Naturae