Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
BELO E EXÓTICO
O raríssimo passarinho ‘bigodudo’
Existem apenas pouco mais de 500 pares no mundo e vivem na Inglaterra!
Publicado em 28/05/2020 às 11:40 Italo
O raríssimo passarinho ‘bigodudo’

O mundo está repleto de espécies de pássaros. A Mãe Natureza possui filhos emplumados de todos os tipos em todos os continentes do planeta. Mas alguns são raros – melhor dizendo, raríssimos! - e nascem e vivem em um só lugar, sem imigrar para outros espaços.

Entre eles destacam-se os Bearded Reedling e são únicos, pois parecem verdadeiras bolinhas voadoras de finíssima plumagem. Um dos detalhes que mais chama atenção é seu vôo ondulado e não em linha reta como o da maioria das aves. Parecem pequenos meteoritos coloridos rodopiando rapidamente pelo céu azul europeu. Detalhe: eles sempre andam em grupos emitindo trinados suaves e alegres.

São pequeninos, medindo apenas 16 centímetros do bico ao fim da cauda. Suas cores são atraentes, mas o detalhe mais curioso e gracioso de sua beleza são as duas manchas pretas compridas que descem emoldurando o bico dos machos, dando uma aparência de bigodes (alguns insistem em confundir com barba - fosse assim, as manchas teriam que estar abaixo do bico e descendo pelo peito).

O Reedling só existe na Europa e, segundo especialistas em pássaros, eles vivem apenas na Inglaterra. Eles não imigram para outros países, pois preferem o clima e o tipo de alimentação que existem ali em sua terra natal. A população desses pássaros é de pouco mais de 500 pares e está em grande parte confinada numa preservada reserva natural em Leighton Moss, no norte de Lancashire, onde existem lagos, rodeados por áreas úmidas cobertas de canaviais e juncos.

Esse é o habitat do belo Reedling, que no inverno se alimenta de pulgões que andam pelos juncos (plantas que possuem caules cilíndricos com três fileiras de folhas, com flores miúdas e vagens com sementes escuras) e no verão com as sementes delas. Assistam o vídeo e curtam momentos especiais que alegrarão seus olhos protagonizados por esses passarinhos maravilhosos!

TEXTO: Italo Fábio Casciola

Edição: Thais Polesi

FONTE: Livro Systema Naturae

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - Instituto do Coração
Comentários
Veja também