DINHEIRO
Como a alta do dólar afeta o seu bolso
Apesar de não ser a moeda corrente no Brasil, o valor do dólar tem impacto direto na vida de todo e qualquer consumidor brasileiro. Então, a partir de agora, vamos ver que existem motivos de sobra pra ficar super atentos ao noticiário econômico, porque toda vez que o dólar sobe, seu custo de vida, aqui no Brasil, sobe junto!
Isso acontece porque uma parte relevante dos produtos que consumimos ou é importada ou tem alguma relação com produtos importados. Os alimentos derivados do trigo são exemplos disso (macarrão, cereais, biscoitos, o pãozinho nosso de cada dia e até alguns tipos de cerveja). Se os produtos estão mais caros nos supermercados, os preços das refeições dentro e fora de casa sobem também.
E tem outra coisa. A gasolina e o diesel são cotados pelo mercado internacional, ou seja, quando o dólar sobe, aumenta o preço dos combustíveis. Mas esse aumento não para por aí. Quando os combustíveis sobem de preço, encarecem o transporte.
E os fornecedores de praticamente todos os setores econômicos, como alimentação, roupas, calçados, eletrodomésticos, medicamentos e etc, precisam do transporte para entregar a mercadoria e acabam tendo que repassar esse gasto maior com combustível ao comprador, que, consequentemente, repassa ao cliente final, que é você. Ou seja, no final da linha, nós todos é que pagamos a conta!!!
Há outros casos nos quais essa relação é ainda mais direta. É o caso de produtos eletrônicos, como celulares, computadores, tablets, jogos eletrônicos, etc. Esses itens são produzidos no exterior e o produto final é importado pelo Brasil.
E todo esse processo aumenta a inflação do País. E é desse jeitinho que a moeda americana em alta afeta diretamente o seu bolso.
Essas consequências da alta do dólar também chegam à economia em um nível mais geral. Por exemplo, se o governo ou empresários têm empréstimos nessa moeda e há uma valorização da cotação, a dívida fica maior.
Mas tem setores que se beneficiam diretamente da alta do dólar, como é o caso do setor exportador. Quando o dólar sobe, os produtores ganham mais e injetam mais dinheiro no estado. Outra coisa, com o dólar alto, o turismo interno também ganha, apesar dos preços das passagens subirem por causa do combustível.