Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BANNER PERSIANAS
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - mobile rodape
Anúncio - campanha nova mobile
Anúncio - banner móbile
Anúncio - banner rodape
É SÓ ALEGRIA!
Como surgiu o Dia da Criança?
Atenção: a comemoração no dia 12 de outubro só existe no Brasil!
Publicado em 07/10/2019 às 09:28 Italo
Como surgiu o Dia da Criança?

Comemorar o Dia da Criança em 12 de outubro é uma tradição no Brasil. E esse costume vem de longa data: em 2024 essa comemoração completará um século em nosso País! Isso mesmo, 100 anos! Portanto, é uma cultura que atravessa várias gerações.

Mas a ideia de celebrar o Dia da Criança nessa data a grande maioria desconhece como surgiu. E isso foi comprovado através de diversas pesquisas já realizadas, perguntando à população o que motivou a festividade e a escolha dessa data para o Dia da Criança no Brasil... Muitos, inclusive, pensam que é um evento comemorado em todo o mundo – quando, na verdade, não é.

Pois bem, no Brasil a padronização dessa data aconteceu algumas décadas antes. No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, a então capital federal sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, com a presença de políticos e congressistas de outros países. Nesse conclave foram discutidas questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento a respeito das crianças. A repercussão em nível nacional foi das maiores na época, notando-se inclusive uma grande comoção ligada a esse tema.

Ao observar essa repercussão, no ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa no calendário nacional. A proposta do parlamentar foi aprovada e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que governou o Brasil entre 1922 e 1926. E assim foi instituído o 12 de outubro como data oficial para a comemoração do Dia das Crianças.

Mas, durante o decorrer de quase quatro décadas a data passou meio desapercebida, como tantas outras comemorações que deputados e senadores apresentam no Legislativo para agradar seus eleitores...

FOI O COMÉRCIO QUE ‘INVENTOU’ A COMEMORAÇÃO...

O Dia da Criança só voltou a ser lembrado que existia em 1960, quando a indústria Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a grande  promoção nacional "Semana do Bebê Robusto".  Elas tiveram a brilhante ideia de escolher essa data para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso retumbante, superando inclusive as expectativas das próprias promotoras da campanha.

Ao ver que essa realização movimentou o País e foi coroada do maior êxito comercial já visto até então, outros varejistas copiaram a onda e a ação, rebatizada no ano seguinte como "Semana da Criança" e consagrada até hoje como uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro!  A data virou tradição porque conseguiu tocar o lado emocional das pessoas: o presente dado à criança passa a ser um símbolo desta estima.

SÓ EXISTE NO BRASIL!

O dia 12 de outubro, porém, não é uma data universal. O Dia das Crianças é comemorado em mais de 100 países em momentos variados. O mais próximo de uma ‘data mundial’ é o Dia Universal das Crianças, celebrado em 20 de novembro. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para marcar a aprovação, em 1959, da Declaração Universal dos Direitos da Criança. (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Dentista
Comentários
Veja também