Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Pilates mobile topo
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - TOP LIFE RODAPE
Anúncio - banner rodape
Anúncio - MOMENTO SUPERA
Anúncio - CAMPANHA FIQUE EM CASA
HISTÓRIA
A Arte de Contar Histórias
Qual sua história preferida?
Publicado em 20/03/2018 às 14:11 Ítalo
A Arte de Contar Histórias

Contar histórias é desenvolver a imaginação, o lado lúdico, a fantasia! Hoje, 20 de março, é comemorado o dia internacional do contador de histórias e acredito que, mesmo escondido lá no fundo, existe um contador de histórias dentro de cada um de nós. Mas aí, quando os filhos nascem, pai e mãe precisam aprender muitas coisas, inclusive se aprimorar nessa arte das histórias.

E que tal aproveitar o dia de hoje para aprender a transformar esse momento em um instante prazeroso e divertido entre você e o seu pequeno?! Vamos lá:

Crie uma rotina: É muito interessante criar um clima no momento da contação, pode ser no fim do almoço, na hora de dormir ou outro momento que você considere adequado para sua família. É legal a criança saber que pode contar com esse momento e isso vai se tornar um importante momento de conexão entre vocês.

Conte histórias do dia-a-dia: Conte histórias da família, da sua infância e dos avós da criança. Isso faz com que comece a perceber que ela faz parte de uma história que é maior do que a dela. Além disso, revela nossos valores e afetos, o que dá uma sensação de pertencimento ao seu filho.

Ensine valores: As crianças possuem uma curiosidade insaciável e isso faz com que aprendam muito facilmente. Assim, podemos usar as histórias para lhes ensinar valores como a amizade, o respeito, a sinceridade, a generosidade, a lealdade… Desse jeito, de forma simples e divertida, irão adquirir o conhecimento.

Estimule a criança a interagir durante a contação: Experimente fazer perguntas, cantar junto com eles e fazer gestos para eles repetirem. Através disso, eles ficarão bem mais envolvidos e também irá estimula-los a contar suas próprias histórias.

O importante é que você divirta-se com seus filhos e use o momento da história como algo único entre vocês.

Por VANESSA BENÍCIO, conhecida como a “professora das emoções”, é arteeducadora e coach infantil, idealizadora do programa “Jornada das Emoções” onde, em grupo, crianças e adolescentes aprendem a lidar com suas emoções de forma lúdica e divertida.

www.colunaitalo.com.br

Comentários
Veja também