Educacao
Projeto "Como aprender História?” nas escolas
Em Umuarama, a professora PDE Daiane Aparecida Trevisan Sarmento, da disciplina de História, está implementando seu projeto PDE intitulado "Como aprender História? As diferentes fontes históricas em sala de aula como fundamento para a aprendizagem".
Segundo a técnica responsável pelas disciplinas de História/Geografia do NRE, Andrieli Araújo, a oficina "O uso de fotografias como fontes históricas promovida pelo Departamento de Educação Básica foi semelhante ao trabalho que a professora PDE fará com seus alunos”.
Em uma das etapas, a professora criou, no colégio, a representação de um sítio arqueológico, onde os alunos podiam encontrar a ossada de um boi e um esqueleto de laboratório.
A professora Daiane fez questão de ressaltar que o apoio que teve de toda a equipe gestora do colégio foi fundamental para o desenvolvimento desta etapa da implementação.
A representante do PDE do NRE de Umuarama, Elizety Kumagai, afirma que “o projeto está desenvolvendo nos alunos o interesse pela história, desmistificando a ideia de que a disciplina é apenas para decorar datas. Podemos ter futuros historiadores e até mesmo arqueólogos, visto que esta forma de mostrar como e quais são as fontes pelas quais a história se baseia é muito real e marcará com certeza a vida deste alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Pedro II”.
A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Coordenação de Articulação Acadêmica da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais, neste ano, orientou os representantes do PDE nos NRE para acompanharem as implementações de 10% das escolas onde atuam professores PDE implementando seus Projetos de Intervenção Pedagógica. As implementações do PDE atendem as ações 02 e 03 do Programa Minha Escola Tem Ação (META) que tratam, respectivamente, de práticas pedagógicas e formação continuada.