Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - banner rodape
TRISTEZA SEM FIM!
Ônibus da Biblioteca Itinerante é destruído por vândalos!!!
Isso aconteceu esta semana no bairro Sonho Meu
Publicado em 04/08/2023 às 19:58 Ítalo
Ônibus da Biblioteca Itinerante é destruído por vândalos!!!

A Biblioteca Itinerante Caminhos da Sabedoria é um ônibus adaptado pela Secretaria Municipal de Educação para a realização de projetos de leitura para alunos da Rede Municipal de Ensino de Umuarama. Uma apresentação estava agendada para a manhã da quarta-feira (2) no CMEI Cândido Portinari, no bairro Conjunto Sonho Meu, e o veículo estava estacionado dentro da instituição de ensino e, provavelmente durante a madrugada, o portão foi arrombado e o ônibus foi depredado e teve dezenas de itens furtados.

Segundo o secretário escolar Felipe Baraviera Almeida, assim que ele chegou para trabalhar, por volta das 7 horas, percebeu que a instituição havia sido invadida e que o ônibus (um Mercedes Benz 1318) estava com os vidros das portas quebrados. “Imediatamente acionei a Guarda Municipal e a Polícia Militar, além de comunicar à Secretaria Municipal de Educação sobre o ocorrido. Foi um choque muito grande porque trata-se de um bem que carrega todo um valor emocional, pelo que representa na realização de projetos que leva literatura, cultura, música e arte para nossas crianças”, comentou.

Os criminosos não conseguiram arrombar a porta do ônibus, então eles quebraram os vidros e entraram por estes espaços. “Imaginamos que quem praticou esse crime não estava sozinho, pois o estrago indica que mais gente tenha participado da ação. Eles levaram parte da decoração, que demoramos mais de três meses para confeccionar à mão, com destaque para os quatro fantoches, personagens que são os destaques nas apresentações culturais e teatrais. Eles também tentaram levar uma caixa acústica, usada pra contação de histórias, mas não passou pelo espaço do vidro quebrado”, relata a professora e escritora Angela Russi, idealizadora e realizadora do projeto”.

Os vândalos levaram ainda, conforme consta no Boletim de Ocorrência registrado na 7ª Subdivisão Policial (SDP), 50 pacotes de bolas de iogurte da marca Dori (com 600 gramas cada), materiais de arte diversos, como tesouras, fitas adesivas, pistola de cola quente, garrafas d’água e lembrancinhas artesanais que seriam distribuídas aos alunos. “Mas além de todo prejuízo financeiro que tivemos com este crime contra um patrimônio público, nos dói ver o estrago provocado, os danos causados, já que praticamente todo o ônibus foi vandalizado, materiais saqueados, jogados ao chão, arrancados… algo muito triste de ver”, declarou a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso. Ela lamenta, sobretudo, que o cronograma de realização do projeto será interrompido por prazo indeterminado, prejudicando milhares de crianças. “É por isso que sempre pedimos que toda a comunidade se envolva nos cuidados ao patrimônio público: cada sala de aula invadida, cada fio de cobra furtado e agora, toda essa barbaridade que fizeram com a Biblioteca Itinerante, tudo isso pertence ao povo, como o próprio nome já diz, é um ‘patrimônio público’. Agora não temos data para que o projeto volte a funcionar”, lamenta. Mauriza finaliza fazendo um apelo a toda a comunidade para que denuncie os possíveis autores desse dano qualificado.

“O ônibus da Biblioteca Itinerante está já há 12 anos em atividade, sempre contribuindo com a formação cultural de nossas crianças, que têm suas vidas transformadas pela literatura, pelas artes, pelo encantamento que leva a todas as escolas e CMEIs da cidade e dos distritos”, descreve.

FONTE: Secom/Prefeitura de Umuarama

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também